04/07/2016
Prêmio contou com a participação de médicos e estudantes de Medicina de todo o País
Durante a programação da XX Jornada do Cone Sul de Reumatologia e VII Jornada Paranaense de Reumatologia, realizadas em Foz do Iguaçu, foram revelados os ganhadores do Prêmio Dr. João Manuel Cardoso Martins. O concurso contou com obras literárias inéditas desenvolvidas por médicos e graduandos em Medicina de todos os estados do Brasil. A apresentação dos vencedores do certame ocorreu no dia 23 de junho.
O prêmio elaborado pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) no ano de 2014, em memória do reumatologista que dá nome ao concurso, tem o intuito de despertar a verve literária dos participantes por meio de obras não-científicas.
Os inscritos participaram com textos literários inéditos apresentados na forma de crônicas, sátiras, minicontos e historietas. Os critérios utilizados para a avaliação foram qualidade gramatical, estrutura e conteúdo, recursos de articulação e criatividade.
Após avaliação da comissão técnica, os ganhadores do concurso foram revelados. E, excepcionalmente, declarado empate técnico na 2ª colocação, tendo desta forma, dois premiados.
O primeiro lugar coube ao reumatologista Fernando Neubarth, do Rio Grande do Sul, que usou o pseudônimo Nego Esculápio em sua obra "O cálice afastado". Em segundo lugar foram premiadas as obras "A aposta do amor (im)perfeito", com pseudônimo Primo Siciliano e autoria do reumatologista paulista Igor Thiago Xavier Interliche; e "Náufrago", com pseudônimo Drian e autoria do clínico e reumatologista Sergio Cândido Kowalski, com atuação no Paraná. "Meu encontro com Edgar Alan Poe", sob pseudônimo Arauto, foi a obra premiada em terceiro lugar. É de autoria do Dr. Roberto Antonio Carneiro, reumatologista de Curitiba e também membro da Academia Paranaense de Medicina.
Os trabalhos premiados podem ser publicados na revista Iátrico, publicação do CRM-PR que foi idealizada pelo próprio Dr. João Manuel, que é homenageado com o certame literário.