21/09/2015
Apresentações dos trabalhos de uma escola de Pinhais (PR) e outra de Mafra (SC) ocorreram em meio as atividades do XI Congresso de Bioética, no dia 17
No encerramento das atividades de quinta-feira (17) do XI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado de 16 a 18 de setembro no Campus da PUCPR, em Curitiba, ocorreu a apresentação e premiação dos trabalhos participantes do concurso Jovem Bioeticista, que neste ano teve como tema central “Bioética, Desigualdades e Direitos Humanos”. O objetivo do prêmio é revelar potencialidades e investir em estudantes, jovens pesquisadores e professores de ensino fundamental e médio que projetam atuar na área da Bioética.
Foram premiados os dois melhores trabalhos dentre todas as modalidades, contemplando as categorias professor, estudante e escola. Os professores selecionados ganharam bolsa de estudos para cursar mestrado no Programa de Pós-Graduação em Bioética na PUCPR, os alunos receberam tablet e livros e as escolas foram distinguidas com Certificado de Responsabilidade Social em Direitos Humanos emitido pela Unesco.
Um dos trabalhos premiados teve sua apresentação apresentação no auditório 4, sob coordenação da Prof.ª Marta Fischer. A abordagem foi “Bioética e educação: departamento mirim d e bioética ambiental – uma estratégia para construir valores”. A escola certificada foi o Colégio Estadual Deputado Arnaldo F Busato, de Pinhais (Grande Curitiba); o professor Robiran José dos Santos Junior e os estudantes do ensino fundamental Lucas Stadler Martins, Matheus Eduardo Gusmão Boschini , Brendon Renan dos Santos de Oliveira e David Ruan Canani Dantas de Paula.
O outro trabalho selecionado teve apresentação no auditório 1, sob coordenação do Prof. Mário Antonio Sanches. O tema em destaque foi “Eliminação da marginalização e da exclusão: promovendo talentos e inclusão das diferenças”. A Escola de Educação Básica Prof.ª Maria Paula Feres, de Mafra (SC), foi premiada juntamente com a professora Simone Schelbauer Moreira Paes e os estudantes Bianca Muller, Joseane Bornatto Lezan, Milene Schelbauer e Sandi Aparecida Pruzak.
A cerimônia de premiação, logo após as apresentações, foi prestigiada pela presidente reeleita da Sociedade Brasileira de Bioética, Regina Parizi; pelo coordenador do Congresso e representante do Conselho Federal de Medicina, Gerson Zafalon Martins; pelo coordenador do Curso de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, Mário Antonio Sanches; e pelos professores Thiago da Cunha e Marta Fischer.