25/10/2017
Instituição fundada há 76 anos tem pela primeira vez uma médica na presidência, a Dra. Beatriz Emi Tamura
O jantar comemorativo do Dia do Médico de 2017 e dos 50 anos do curso de Medicina da UEL, realizado na última sexta-feira (20), no Espaço Villa Planalto, em Londrina, também marcou a posse da nova diretoria, conselho fiscal e comissão de ética da Associação Médica de Londrina para o triênio 2017/2020. Pela primeira vez na história da AML, fundada em 1941, uma mulher estará à frente da instituição. A Dra. Beatriz Emi Tamura, natural de Londrina e formada pela UEL em 1993, foi eleita com 93% dos votos com a chapa de consenso denominada “Ativa e Conectada”.
A nova presidente da Associação Médica de Londrina é especialista em acupuntura e medicina do trabalho. Ela sucedeu na função ao Dr. Antonio Caetano de Paula, que também é delegado da Dereg local do CRM-PR e que agora passou a responder pela vice-presidência. O Dr. Antonio de Paula esteve na presidência nas últimas quatro gestões.
A solenidade foi bastante prestigiada, com aproximadamente 600 participantes. Além de dirigentes da AML e da Universidade Estadual de Londrina, estiveram presentes representantes do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná), Associação Médica do Paraná e Conselho Regional de Medicina do Paraná. O vice-presidente Roberto Issamu Yosida representou a instituição que, em sua regional de Londrina, também tem atualmente uma mulher na direção, a Dra. Fatima Mitsie Chibana Soares. O Dr. João Carlos Baracho representgou a presidência da Associação Médica do Paraná.
Durante a solenidade, houve homenagem especial ao Prof. Dr. Ascêncio Garcia Lopes (CRM 477), ex-reitor da UEL. Ele foi um dos responsáveis pela idealização do curso de Medicina da Universidade. Na época, ele dirigia a Associação Médica de Londrina e, com a implantação do curso, foi elevado à função de diretor, sendo depois reitor da universidade. Recebeu uma comenda pelas mãos da atual reitora da UEL, Berenice Jordão. A Prof. Ligia Marcia Mario Martin, coordenadora do Curso de Medicina da Universidade também participou da homenagem ao Prof. Ascêncio, que se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Paulo, em 1952.
Ao longo de 50 anos, o curso de Medicina da UEL já formou 64 turmas, envolvendo 3.396 profissionais médicos. Com conceito 5 na avaliação do MEC/Enade 2013 e ocupando posição de destaque no Ranking Folha de São Paulo-Ruf, como o 10.º melhor entre as escolas públicas brasileiras.
Pioneiros
A cerimônia marcou o reencontro de professores e formandos das primeiras turmas da UEL. O curso teve início em 1967 e teve a formatura de sua primeira turma em 1972. Do grupo fazem parte, dentre outros, o Dr. Alvaro Luiz de Oliveira, que já dirigiu a Dereg de Londrina, e o Dr. Fahd Haddad, presidente do Sindicato dos Hospitais de Londrina e superintendente da Iscal (Santa Casa).
Dentre os professores pioneiros, alguns foram homenageados na manhã do dia seguinte, 21 de outubro, na solenidade do Dia do Médico na Sede do CRM-PR em Curitiba. O Dr. João Henrique Steffen Junior recebeu a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, enquanto os Drs. João Carlos Thomson, José Eduardo de Siqueira, José Ivan Cipoli Ribeiro, Rachid Tuma Neto, Lorivaldo Minelli e Mario Tadaiti Iria receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Os Drs. Manoel Maria Vale Caland e Pedro Alejandro Gordan, que não puderam comparecer, também têm atuação na docência da UEL.
Confira a nova diretoria da AML para a gestão 2017/2020:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente Beatriz Emi Tamura
1º Vice Presidente Antonio Caetano de Paula
2º Vice Presidente Renato Mikio Moriya
Secretário Geral Ana Tereza Ramiro Muzio
1º Secretário
Flávio Lúcio Amaral
1º Tesoureiro Mário Machado Júnior
2º Tesoureiro Lígia
Márcia Mário Martin
CONSELHO FISCAL
Efetivos: Milton Macedo de Jesus
Ana Paula
Couto Bueno
Hélio Celestino da Silva
Suplentes: Terezinha Takako Mori
José Antonio Rocco
COMISSÃO DE ÉTICA
Efetivos
Jesus Roberto Ceribelli
Luiza Kazuko Moriya
José Luís de O. Camargo
Henrique Alves Pereira Jr
Edgard Luiz Westphalen
Suplentes
Rogério
Alexsander Sakuma
Carlos Yoshiharu Ikoma
Wanderley Zanotto L.Santos
Primeira turma de formandos da UEL (1972)
ADOLFO MANSANO
ALVARO LUIZ DE OLIVEIRA
ANGELES RAMOS DELGADO
ANTONIO CARLOS PAULINO
ANTONIO CLAUDIO ZUCCOLOTTO MOURA
ARMANDO JAIRO DA SILVA MARTINS
ARNALDO ANTONIO CALIXTO
ARNOLDO DE OLIVEIRA JUNIOR
CIRO NAEL WEMER
CLAUDIO EMILIO CINTRA
DENIO LIMA
EDUARDO INADA
ELSON NORIS
FAHD HADDAD
FERNANDO SILVA DO VALLE FILHO
GILBERTO TENORIO DE BRITO
HENRIQUETA GALVANIN GUIDIO
IDEVARTE DE ALMEIDA
JOÃO GERALDO PINTO FERREIRA
JOÃO MARTINS SIQUEIRA BRITO
JOAQUIM MANUEL MARQUES DE GODOI
JOSÉ CARLOS LACERDA DE SOUZA
JOSÉ ISPER
JUVENAL EGGER FILHO
LUIZ CORDONI JUNIOR
MARCELO ROCHWERGER
MAURO CELIO DE ALMEIDA MARZOCHI
MIGUEL NORDIM ZIDAN
MILTON MACEDO DE JESUS
NEIDE AKIMI TODA
PAULO ROBERTO BUENO
SERGE KANDAUROFF
SERGIO STORTI
SONIA MARIA BARRETO RICHTER GRABOWSKI
TOMAS TADASHI YOSHIDA
WALDEMAR CASSIO ABE
WALTER SETSUO ZORIKI
WALTON LUIZ DEL TEDESCO