02/07/2024

Podcast 'Café com o CRM-PR' aborda o tema 'Queimaduras: prevenção e tratamento'

Programa recebeu os médicos Luiz Henrique Auerswald Calomeno e João Osório Baréa, que já atuaram por mais de 30 anos no serviço do HUEM, sendo que o Dr. Calomeno ainda atua no serviço, à frente do Banco de Pele Humana


clique para ampliarclique para ampliarOs médicos Luiz Calomeno, Eduardo Baptistella e João Baréa no podcast "Café com o CRM-PR" (Foto: CRM-PR )
'Queimaduras: prevenção e tratamento' foi o assunto abordado no podcast 'Café com CRM-PR' desta segunda (1º), que contou com a participação do cirurgião plástico, Dr. Luiz Henrique Auerswald Calomeno (CRM-PR 7.920 | RQE 2.570) e do conselheiro coordenador da Câmara Temática de Queimados, Dr. João Osório Baréa (CRM-PR 6.731 | RQE 6.189).

Ambos já atuaram, por mais de 30 anos, no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), referência no Sistema Único de Saúde (SUS) no sul do Brasil e países vizinhos em casos de queimaduras, sendo que o Dr. Calomeno ainda atua no serviço, à frente do Banco de Pele Humana.
 
Em atenção ao Junho Laranja, campanha que busca combater e prevenir acidentes com queimaduras, o bate-papo destacou a importância de se adotar medidas preventivas, sobretudo neste período de férias escolares. As queimaduras causam cerca de 150 mil internamentos por ano em todo o país. De acordo com o Dr. Calomeno, médico responsável pelo Banco de pele Humana do HUEM, 70% dos casos de queimaduras ocorrem em casa e 35% das vítimas são crianças.

De acordo com os médicos, a cozinha é o cômodo da casa que exige cuidado redobrado; eles alertaram também sobre a utilização de álcool por muitas pessoas para aquecer o ambiente, agente causador de diversos acidentes. A entrevista, mediada pelo vice-presidente do CRM-PR, Dr. Eduardo Baptistella, também abordou os tipos de queimaduras e tratamentos.

 O HUEM possui uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que viabiliza o processo de doação de órgãos e tecidos dentro da instituição. O estigma sobre a doação de pele também foi assunto da conversa. Atualmente, o Brasil possui cinco bancos de pele, sendo que o do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie foi o terceiro a ser criado no país.
 
Quem não pode acompanhar a transmissão ao vivo pode acessar a gravação que fica disponível no canal do CRM-PR no YouTube, na página do Café com o CRM-PR ou ainda pelo Spotify.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios