23/01/2017
Iniciativa inovadora do Conselho do Paraná traz praticidade e respostas imediatas aos médicos
O Conselho Regional de Medicina do Paraná disponibiliza, a partir de agora, um novo e completo conjunto de serviços em seu Portal na internet, conjugando facilidade, agilidade e economia em todos os sentidos. É uma proposta inovadora entre os CRMs e tornam acessíveis pelo meio eletrônico todos serviços a pessoas físicas e jurídicas.
O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, explica que, com esta maior praticidade ao médico, a sua presença física na Sede ou numa Regional do Conselho somente será indispensável para a primeira inscrição. “A partir de então, terá total autonomia para gerenciar online seus dados cadastrais e validar ou obter documentos de que necessita”, diz.
Segundo tesoureiro e conselheiro-gestor da área de informática do Conselho, Donizetti Dimer Giamberardino Filho ressalta que esta é importante etapa de um projeto ainda mais complexo, que no futuro vai avançar também nas certificações digitais e na informatização processual. Ele reforça: “Contamos com a compreensão e a colaboração dos colegas médicos para superar eventuais dificuldades que o sistema possa apresentar, pois entendemos que alguns ajustes serão necessários até pela complexidade e pela expectativa sempre crescente por novas ações de interação digital”.
Reforça o presidente do Conselho que o Portal de Serviços surge como um facilitador ao médico e personalidades jurídicas em atenção às suas necessidades administrativo-legais. Um dos diferenciais está no painel de pendências, que vai permitir o pleno acompanhamento cadastral, incluindo endereço desatualizado, validade de certidões, comissão de ética vencida, documentos disponíveis para retirada e até mesmo inconsistências em composições de corpos clínicos ou registros de perda, falsificação, furto ou roubo de documentos médicos.
A estruturação da plataforma de serviços envolve os departamentos de TI, Financeiro e de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP). O acesso é franqueado aos médicos e empresas de serviços de saúde inscritos ou não inscritos, o que permite a regularização de suas situações online, exceto para os profissionais que fazem a primeira inscrição. Para as personalidades jurídicas, o diretor técnico é o responsável pelo cadastro e atualização documental pelo meio eletrônico.
Ana Lúcia Souto, responsável pelo departamento de inscrição, assinala que a plataforma de serviços é de fácil navegação e que são exibidos os contatos telefônicos ou de email para dúvidas ou auxílio na solicitação ou validação de documentos. Ela explica: “Para a utilização, é necessário que o médico ou diretor técnico da empresa cadastre o usuário, que será o número de CRM. O sistema, baseado nos e-mails constantes no banco de dados, encaminhará a senha a ser utilizada para acesso ao sistema”.
Com a disponibilização do sistema neste início de ano, a solicitação de desconto de anuidade de 2017 para PJ ainda está disponível no site, respeitado o prazo de solicitação até 31 de janeiro, assim como o parcelamento (até 31 de janeiro). Anuidades de 2016 e 2017 podem ser parceladas juntas no Portal de Serviços.
Serviço
O portal pode ser acessado no menu “serviços” ou em “acesso
rápido” ou pelo link http://servicos.crmpr.org.br/portal.
Certidões e declarações também serão emitidas apenas no Portal de Serviços.