14/07/2015
O sepultamento será realizado na tarde desta terça-feira, 14, no Cemitério Municipal, em Curitiba
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar a morte de mais um médico e professor com destacada atuação em Curitiba, o Dr. Miguel Anciutti Pessoa (CRM-PR 3.586), que também era artista plástico. Formado em 1971 pela PUCPR e especialista em Pediatria, ele faleceu em sua residência na segunda-feira (13). O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na Capital, onde será sepultado às 16h desta terça-feira. Deixa viúva D. Olga Maria Munhoz da Rocha Pessoa.
Natural de Irati, onde nasceu em 6 de junho de 1947, era um dos 10 filhos de João de Mattos Pessoa e de D. Matilde Anciutti Pessoa. Foi o único a seguir a carreira médica, seguindo o exemplo do eminente professor Plínio de Mattos Pessoa, um dos participantes do Hospital das Crianças Cesar Pernetta e da fundação da Associação Dr. Raul Carneiro, instituições precursoras do Hospital Pequeno Príncipe. Também era aparentado do Prof. Mario de Abreu. Um dos irmãos do Dr. Miguel é o jornalista e escritor Carlos Alberto Pessoa, o “Nêgo Pessoa”.
O Dr. Miguel atuou como pediatra na Unimed, Geap e nos hospitais Pequeno Príncipe e Maternidade Curitiba. Também teve função de docência na Pontifícia Universidade Católica. Ele foi colega de turma de graduação do Prof. João Manuel Cardoso Martins, que faleceu no fim do ano passado. Tinham diferença de idade de apenas 20 dias. No mundo das artes plásticas, o Dr. Miguel participou de exposições e concursos. De acordo com um crítico de arte, ao lamentar a perda, como artista ele vinha há algum tempo desenvolvendo temas oníricos e delicados, como os das teias de aranha.