29/03/2023

Pesar pelo falecimento do pediatra Biazio Guarezi Filho, ex-secretário de saúde de Campo Largo

Tinha 74 anos de idade e 46 de graduação em Medicina pela Federal do Paraná Deixa os filhos Biazio Neto e Gabriela, que também é médica. A prefeitura da cidade metropolitana decretou luto oficial de três dias

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do pediatra Biazio Guarezi Filho (CRM-PR 5.354), ex-secretário municipal de saúde de Campo Largo, município da Grande Curitiba. O médico tinha 74 anos de idade e 46 de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Ele faleceu nesta terça-feira (28) no Hospital Ecoville (Instituto de Neurologia de Curitiba). O corpo está sendo velado na capela do Cemitério do distrito de Ferraria, em Campo Largo, e o sepultamento está previsto para 11h desta quarta-feira (29). As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Biazio.

O Dr. Biazio Guarezi  Filho era natural de Campo Largo, onde nasceu em 9 de abril de 1949. Ele se formou pela UFPR REM 16 de dezembro de 1976 e inscreveu-se no CRM-PR em 17 de março de 1977. Fez especialização na própria Federal e concentrou sua carreira profissional na região da cidade natal, tendo integrado o corpo clínico do Hospitaal Nossa Senhora do Rocio, Saúde Vital e Evangélico Saúde. Ainda era cooperado da Unimed Curitiba e sócio da empresa Dias & Guarezi, além de atuar como diretor técnico de serviço médico da prefeitura municipal de Balsa Nova.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Biazio Guarezi Filho. (Foto: Arquivo)

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, decretou luto oficial por três dias em todas as repartições públicas municipais em homenagem ao Dr. Biazio Guarezi Filho, ex-secretário de saúde. “Em nome da administração municipal, o prefeito manifestou suas condolências à família e amigos de Biazio, reconhecendo sua importância na história da saúde pública do município”, registrou a prefeitura em nota.

O jornal Folha de Campo Largo também prestou homenagem ao pediatra, com material noticioso na terça-feira. “Um homem muito alegre, de muitos amigos, querido em todos os cantos por onde passava. Um apreciador de pescar, caçar e também de preparar pratos com peixe e camarão. Mais do que um médico pediatra, tinha um olhar humano e cuidadoso com todos que atendia. Nesta terça-feira (28), uma despedida ao conhecido Dr. Biazio Guarezi, que no dia 9 de abril completaria 74 anos de vida.”

Ainda na reportagem, registrou: “A Folha conversou com a irmã, Luiza, muito abalada com a notícia e por perder o último irmão que ainda tinha vivo – eram em cinco irmãos. Ela declara que Biazio era aquela pessoa de doação, sempre foi de se doar imensamente aos amigos, tanto que estão todos em prantos. Uma pessoa muito boa”.

De acordo com o jornal, nos últimos dias o pediatra teve ao seu lado outros 20 médicos amigos, “que fizeram de tudo para salvá-lo, mas não foi possível”. Como informou a irmã, “o Dr. Biazi vinha tratando um problema simples no coração, mas há 12 dias ele foi ao banco e sentiu uma dor forte no peito, respirou e conseguiu voltar para casa. Achou que tinha melhorado e no dia seguinte voltou a trabalhar no Hospital do Rocio, na UTI Neonatal, e conversou com a médica dele na tarde daquele dia e ela já o encaminhou para fazer um cateterismo. Acabou tendo complicações, precisou de outras cirurgias.”

A irmã disse também que foram empregados os recursos possíveis para salvá-lo, mas que na madrugada de terça-feira teve uma coagulação no sangue, passou por uma nova cirurgia pela manhã e não mais resistiu. “Uma pessoa muito querida e respeitada em toda a cidade, que deixou sua história registrada com todos que tiveram o prazer de conhecê-lo, completou. Ele nasceu no distrito de Ferraria e ainda criança passou a residir morar na região central de Campo Largo.

O Dr. Biazio deixa os filhos Biazio Guarezi Neto e Gabriela Mérida Guarezi, a qual também seguiu a carreira do pai, formando em janeiro de 2017 pela Católica do Paraná (Campus de Curitiba). Ela tem o CRM-PR n° 37.379 e também integrava o corpo clínico do Hospital do Rocio.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios