15/02/2021
Falecimento ocorreu no fim de semana, às vésperas do médico completar 74 anos de idade e 50 de formação; tinha se aposentado como docente da Universidade Federal do Paraná
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico neurologista e professor aposentado da Universidade Federal do Paraná, Mário Márcio Negrão (CRM-PR 3.258). Ele faleceu no sábado (13) em sua residência, em Curitiba, após sofrer parada cardiorrespiratória. O sepultamento ocorreu no início da tarde de domingo (14) no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na Capital. Ele completaria 74 anos de idade no dia 27 de março e neste ano celebraria o Jubileu de Ouro pela graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (MG). As condolências da classe médica aos familiares e amigos. A UFPR também emitiu nota de pesar, sendo que a notícia da morte do professor foi repercutida em vários meios de comunicação, inclusive fora do Paraná, expondo o seu prestígio profissional.
Nascido no Rio de Janeiro, o Dr. Mário Márcio Negrão formou-se em Medicina em Mias Gerais em 1971 e seguiu para Inglaterra, fazendo residência em Neurologia no Institute of Neurology Queen Square, em Londres. De volta ao Brasil, radicou-se em Curitiba, tendo se registrado no CRM-PR em janeiro de 1973. Logo depois passou à docência da UFPR, integrando o Departamento de Clínica Médica. Era especialista ainda em Terapia Comportamental Cognitiva e mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Como registrado pela Federal do Paraná, o professor pesquisava a mente humana e as aplicações na vida cotidiana, como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Também ministrava palestras sobre neurociência e funções cognitivas, como memória, atenção, humor e motivação.
Durante aproximadamente uma década, ainda compondo o corpo docente da universidade, ele participou do programa Cobras e Lagartos, da TFPR TV. Ao lado de Belmiro Valverde, Ney Hamilton e Hugo Mengarelli, integrava o programa em formato de bate-papo afiado e bem-humorado sobre política e atualidades. Em abril de 2017, ele recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná, em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O nome do Dr. Mário faz parte do rol de médicos que serão homenageados pelo CRM-PR pelos 50 anos de formação médica cumpridos de forma exemplar. O Diploma de Mérito Ético-Profissional deverá ser entregue in memoriam.