04/03/2022

Pesar pelo falecimento do neurocirurgião Sonival Candido Hunhevicz, do Instituto de Neurologia

Médico tinha 62 anos de idade e 38 de formação, concentrando a carreira profissional em Curitiba. O corpo está sendo velado na capela do Cemitério de Araucária, onde ocorre o sepultamento na manhã deste sábado (5)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do neurocirurgião Sonival Candido Hunhevicz (CRM-PR 8.890), ocorrido nesta sexta-feira (4) no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), instituição da qual era um dos membros-fundadores e onde concentrou quase toda a sua carreira profissional. Ele tinha 62 anos de idade e 38 de formação. Há aproximadamente quatro anos ele lutava contra um câncer e tinha sido internado há alguns dias com o agravamento da doença.

clique para ampliarclique para ampliarSonival Candido Hunhevicz (Foto: Arquivo)

O corpo do médico será velado a partir das 18h desta sexta (4) na capela mortuário do Cemitério Central de Araucária, cidade onde também residiu e atuou. O sepultamento está marcado para ocorrer às 11 deste sábado (5), no mesmo cemitério. O Dr. Sonival deixa viúva Marcia Camargo Hunhevicz. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Natural de Palmas (PR), onde nasceu em em 23 de dezembro de 1959, formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do paraná em dezembro de 1983. O médico era membro da Sociedade Brasileira de Neurologia e da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Formado em Medicina em 1983, foi fellow da Clínica de Neurocirurgia de Essen, Alemanha; Fellowship em cirurgia da dor e Neuroendoscopia, em Mainz, Alemanha. Integrava o corpo clínico do INC, atuando ainda em clínica no bairro do Batel. Suas credenciais incluem atividade realizada ainda em Palmas (PR). Ele residia em Curitiba.

"O Dr. Sonival participou ativamente da formação de inúmeros neurocirurgiões não só do Brasil, mas também de outros países, profissionais que levam na bagagem muitos dos ensinamentos técnicos e éticos defendidos por ele. Ao longo de sua carreira, o neurocirurgião tratou e ajudou a salvar milhares de vidas, e deixa uma trajetória marcada pela forma humana e carinhosa de tratar todos aqueles com quem convivia", indicou nota de pesar emitida pelo INC, solidarizando também com os familiares.

O neurocirurgião Ricardo Ramina, sócio-fundador do INC, lembra que desde a época de estudante de Medicina, quando os dois se conheceram, Sonival já demonstrava uma enorme vontade de se tornar um médico para ajudar as pessoas e, precocemente, optou pela carreira de neurocirurgião. Ele concluiu a especialização em Neurocirurgia na Alemanha e, ao retornar ao Brasil, passou a integrar o Departamento de Neurocirurgia do INC, inicialmente no Hospital das Nações e, nos últimos 18 anos, na sede atual do hospital, no bairro do Campo Comprido.

“Dr. Sonival será lembrado como uma pessoa muito simpática, otimista, sempre disposto a ouvir e a ajudar. Era muito admirado pelos seus colegas e especialmente pelos seus pacientes. Procurava sempre dar uma palavra de conforto e de apoio nas situações mais difíceis. Hoje eu perdi não um colega, mas um verdadeiro irmão”, conta o Dr. Ricardo Ramina. 

“Ele foi meu grande amigo. Uma pessoa com muito entusiasmo, sempre pronto para ajudar os outros, extremamente dedicado aos pacientes. Muito querido pelos amigos, residentes, funcionários e colegas. Um excelente neurocirurgião, com muita capacidade técnica, que se dedicou em particular à Neurocirurgia Funcional”, lembra o neurocirurgião Murilo Meneses, também sócio-fundador do INC.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios