19/01/2021
Cirurgião geral, gastroenterologista e endoscopista, ele tinha 78 anos e 52 de formado. Teve destacada atuação profissional, na docência e na representatividade da classe médica. Integrava Academia de Medicina
O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica com pesar o falecimento do médico e professor Minao Okawa (CRM-PR 2.557), ocorrido na manhã desta terça-feira (19) em hospital de Maringá, onde residia e sempre trabalhou, sendo detentor de grande prestígio junto à comunidade médica e população da região. O Dr. Minao tinha 78 anos e 52 de formação médica. Há algumas semanas passara por cirurgia devido a câncer no intestino e estava em tratamento.
Natural de Cafelândia (SP), onde nasceu em 5 de junho de 1942, era o caçula entre os nove filhos de casal de imigrantes japoneses. Mudou-se para Curitiba para cursar Medicina na UFPR e, logo após se formar, fez mestrado (1991) e doutorado (2002) em Clínica Cirúrgica pela mesma instituição. Após a especialização, junto com um grupo de médicos visionários, estabeleceu-se em Maringá e ali contribui em muito para os serviços de saúde. Viúvo da Sra. Lie Otsuki Okawa, deixa os filhos Luciano Okawa, médico das mesmas especialidades, e Marcelo Okawa, engenheiro formado pelo ITA), e ainda quatro netos. Devido às regras durante a pandemia, o velório será nessa quarta-feira (20/01), a partir das 10h, no salão nobre do Prever, cemitério municipal de Maringá. O enterro será às 16h. A despedida será restrita aos familiares.
Histórico
Formado em 1968 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Tinha títulos de especialista em gastroenterologia, endoscopia e cirurgia geral, e ainda com área de atuação em cirurgia oncológica. Ainda era mestre e doutor em clínica cirúrgica e professor das disciplinas de gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá. Foi um dos fundadores do Hospital Paraná, de Maringá, do qual era o atual diretor superintendente.
Além da contribuição na formação de grande números de médicos, o Dr. Minao teve uma trajetória de grande relevância na defesa da profissão. Foi presidente da Sociedade Médica de Maringá, fundador e membro da Regional do CRM-PR e ainda conselheiro suplente na gestão 1998-2003, presidente do Capítulo Paranaense da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva e do Capítulo Norte do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Era membro titular da Academia Paranaense de Medicina. Ainda foi membro fundador e diretor da Unimed Maringá e membro da Associação Brasileira de Administração Hospitalar.
O prestígio do médico e professor pode ser observado pelas inúmeras homenagens e condecorações que recebeu. Era cidadão benemérito de Maringá e cidadão honorário do Paraná, título que recebeu em 2009 pela Assembleia Legislativa. Em 2006, a Associação Médica do Paraná conferiu-lhe o diploma de destaque na Medicina na prática médica. Em 2018, recebeu do Conselho de Medicina o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de exercício da atividade de forma exemplar. A entrega da comenda ocorreu durante a solenidade do Dia do Médico daquele ano, cabendo ao filho médico, Dr. Luciano Okawa (CRM-PR 20.842), fazer a entrega. Recebeu ainda inúmeras homenagens e foi patrono de várias turmas enquanto docente do Departamento de Medicina da UEM.
Repercussão
O Dr. Luciano Okawa, que seguiu os passos do pai na profissão, destaca que ele foi pioneiro nas áreas de gastroenterologia, endoscopia e cirurgia digestiva, com foco no tratamento do câncer gástrico, tendo cuidado de milhares de pacientes, “pelos quais sempre teve o maior carinho e respeito”. O sobrinho também médico, o cardiologista Rogério Toshiro Okawa, lamentou a morte do Dr. Minao Okawa e publicou nas redes sociais: “Um dos nomes mais conhecidos da medicina local, nascido em uma família de imigrantes japoneses, era um exemplo de profissional e tinha orgulho dos filhos (Marcelo, engenheiro formado pelo ITA, e Luciano, cirurgião e endoscopista). Seu legado permanecerá naqueles que te conheceram e conviveram com você!“
O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, também lamentou a perda do ilustre médico e professor, que deixa importante legado para todos. “Que Deus conforte a família. Nossos sinceros pêsames.”, assinalou, lembrando que a Medicina maringaense havia perdido recentemente outro médico e professor, o Dr. Mario Massaru Miyazato (CRM 2992), que igualmente recebeu em 2018 o Diploma de Mérito Ético pelo Jubileu de Ouro.
A diretora da Representação do Conselho em Maringá, Dra. Fabíola Menegoti Tasca, foi aluna do Dr. Minao e registrou pesar, destacando que foi com ele que aprendeu semiologia e que, pela dedicação ímpar aos alunos, do mesmo modo que aos pacientes, recebeu muitas homenagens. Cita que alguns ensinamentos do professor estão presentes e são marcantes em seu cotidiano profissional. “Lembro de suas palavras e que emprego até hoje na prática diária: quando o paciente falar em perda de apetite e de peso, de desânimo, de hora para outra, sem causa aparente, nós devemos nos atentar para essas queixas, pois muitas doenças e tumores começam com sintomas como esses. Nós devemos prestar muita atenção no que o paciente nos fala. Ouvir. Esta a Medicina em sua essência”.
A Academia Paranaense de Medicina, a Associação Médica do Paraná e a Sociedade Médica de Maringá também se manifestaram lamentando a morte do médico e professor.