13/08/2021

Pesar pelo falecimento do médico e professor Francisco Claro de Oliveira, o Dr. Chico Claro

Natural de Curitiba, ele tinha 68 anos e faleceu em Campinas (SP) devido a complicações pela Covid-19. Gestor de hospitais em três estados, será sepultado em Santo Antônio da Platina (PR), cidade onde o pai e o irmão foram prefeitos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico otorrinolaringologista, professor e gestor hospitalar Francisco Claro de Oliveira, o Dr. Chico Claro, ocorrido na manhã desta sexta-feira (13) em Campinas (SP), devido a complicações pela Covid-19. Natural de Curitiba (PR), ele tinha 68 anos de idade e quase 38 de formação em Medicina pela PUC de Campinas, onde também tinha se graduado em Odontologia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Francisco era natural de Curitiba. (Foto: Arquivo)

Filho e irmão dos ex-prefeitos de Santo Antônio da Platina (PR), Odilon Claro de Oliveira e Pedro Claro de Oliveira, o Dr. Chico Claro terá seu velório e sepultamento nessa cidade do Norte Pioneiro, onde passou parte da infância e juventude e da qual era Cidadão Honorário desde 2016. Ele, que pretendia voltar a residir em Santo Antônio após a aposentadoria, deixa os filhos Carolina, João Pedro e Francisco Claro de Oliveira Júnior, também médico, especialista em Cirurgia Plástica e que atua em São Paulo (CRM-SP 113.421).

O Dr. Francisco Claro de Oliveira teve o seu primeiro registro médico em São Paulo, em janeiro de 1984, obtendo o número 47.024. Também tinha registro e atuação em Sergipe (CRM-SE 3.884) e no Mato Grosso do Sul (CRM-MS 7.434), tendo atuado na cidade de Três Lagoas a partir de abril de 2018.

Foi professor do curso médico por mais de 20 anos e, como funcionário do Ministério da Saúde, dirigiu vários hospitais de referência no País. Exerceu os cargos de diretor do Hospital Universitário da PUC de Campinas, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, diretor da Santa Casa de Ribeirão Preto, superintendente do Hospital Regional de Aracajú (SE) e diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas (MS). Ainda foi superintendente do Hospital Regional de Jundiaí (SP), com quadro de 2.400 funcionários.

O corpo do Dr. Chico Claro será velado na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina e sepultado no Cemitério São João Batista em horário a ser definido pela família. O presidente da Câmara, José Jaime Paula Silva, lamentou a morte do médico e amigo pessoal: “Perdemos um grande médico, mas acima de tudo um ser humano excepcional, que sempre se dedicou ao próximo. Que Deus o receba e conforme os familiares”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios