28/07/2020
Com 43 anos de exercício ético da profissão, participou da formação de dezenas de ginecologistas e obstetras. Casado com médica e pai de dois médicos, era atualmente vice-presidente da Febrasgo
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR 5.692) registra com pesar o falecimento do médico, professor e pesquisador Almir Antônio Urbanetz, referência nacional na área de Ginecologia e Obstetrícia. Natural de Curitiba, ele tinha completado 70 anos em 16 de maio último. Faleceu na tarde desta terça-feira (28). Estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, do qual fazia parte do corpo clínico desde 1988. O corpo será velado a partir das 8h da manhã desta quarta-feira (29) na capela 2 do Cemitério do Água Verde. O sepultamento ocorre às 9h40. Será obrigatório o uso de máscara e distanciamento, conforme normas de prevenção da Covid-19.
As condolências da classe médica aos familiares e amigos. O médico e professor era casado com a também médica Dra. Lorena Adelaida Guillermina Lara Teran Urbanetz (CRM-PR 10.368), cardiologista, e pai dos médicos Lorena Ana Mercedes Lara Urbanetz (CRM-PR 30.879 e CRM-SP 165.069), gineco-obstetra, e Almir Antonio Lara Urbanetz (CRM-SP 168.889), especialista em radiologia e diagnóstico por imagem. Os dois são residentes em São Paulo.
O Prof. Almir era atualmente vice-presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), representando a Região Sul, e diretor de assuntos estratégicos da Sogipa (Associação Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia), instituição onde ocupou vários cargos diretores e ainda a presidência em dois mandatos, de 1988 a 1989 e 2014 a 2015. Ainda integrava a comissão editorial da revista Femina.
Formado em 1977 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Dr. Almir fez especialização em GO pela Universidade Federal e depois mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto desde 1986 e titular desde 1994 do Departamento de Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde, da UFPR. Foi coordenador do Programa de Residência Médica do mesmo departamento por dois períodos e também coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal.
O médico e professor era autor de livros, de centenas de artigos científicos e realizador ou participante de diversos eventos da especialidade, Em novembro de 2015, quando do 56º CBGO Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Brasília sob sua coordenação, lançou o livro “Ginecologia e Obstetrícia: Febrasgo para o médico residente”. A obra era dirigida principalmente aos residentes de ginecologia e obstetrícia e serve de guia aos médicos em geral e estudantes de medicina.
No final de 2019, o professor do Complexo HC recebeu menção
honrosa por suas atividades na área de ginecologia durante o 58º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia.
A condecoração foi um momento especial na carreira do profissional de referência na área, também
responsável pela formação de dezenas de especialistas. Na ocasião, o autor de dois livros e mais
de 20 capítulos em obras de GO assinalou ser indispensável formar especialistas que consigam aliar a prática
médica com a teoria dos artigos científicos.