20/09/2021
Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ele atuava na "linha de frente" e foi mais uma vítima da Covid-19, que já matou seis médicos no Paraná só em setembro e quase 100 desde o início da pandemia
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Raphael D’Amore Zardo (CRM-PR 13.910), ocorrido nesta segunda-feira (20) no Hospital Pilar de Curitiba, onde estava internado havia alguns dias devido a complicações pela Covid-19. O médico, que completaria 54 anos de idade nesta quarta-feira (22), tinha mais de 28 anos de formação pela Universidade Federal do Paraná e era associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O médico era casado com a advogada Priscila Lechinewski Gouveia Zardo e deixa dois filhos, Matheus Gouveia Zardo e Raphael Gouveia Zardo, este estudante de Medicina. Natural de Ponta Grossa, onde nasceu em 22 de setembro de 1967, ele era irmão da também médica Roberta D’Amore Zardo (CRM-PR 14784 e CRM-SP 85.675), com atuação em Curitiba e mais de 26 anos de formação, e primo de Arnaldo D’Amore Zardo (CRM-SP 149156 e CRM-RR 864), especialista em clínica médica e com atuação no Vale da Ribeira (SP) e 17 de formado.
O Dr. Raphael, formado em julho de 1993 pela UFPR, teve ou tinha atuação em vários serviços de atenção à saúde, incluindo Unimed Curitiba, fundação Copel, IPO e Hospital São Vicente, onde integrava o corpo clínico. A instituição emitiu nota de pesar ainda na tarde desta segunda-feira (20). "A equipe do Grupo Hospitalar São Vicente lamenta profundamente o falecimento do cardiologista Raphael D´Amore Zardo. Seu carisma e profissionalismo marcaram a história de muitos pacientes e colegas. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos".
As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Raphael, que terá a cerimônia de despedida nesta terça-feira, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, na Grande Curitiba. O velório será na 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, na Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1303, no bairro Capão da Imbuia. O culto de ação de graças em memória do médico será das 12 às 15h.
Despedida dos familiares