27/07/2022
Tinha 86 anos e 58 de formado. Despedida ocorre nesta quarta (27) na cidade onde concentrou a carreira e foi dirigente hospitalar. Deixa esposa médica e três filhos, dois também médicos
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Orlando Sanchez (CRM-PR 1.654), um dos pioneiros de Ivaiporã, onde fundou o hospital e maternidade local, hoje denominado Instituto de Saúde Lucena Sanchez. Ele faleceu na noite de terça-feira (26) no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, onde tinha sido internado por problemas cardíacos.
O médico tinha 86 anos de idade e 58 de formação em Medicina pela UFPR. Era casado com a também médica Dra. Neusa Ursulina Lucena Sanchez (CRM-PR 1.857), especialista em Pediatria, e deixa três filhos: Fernanda Sanchez e os também médicos Orlando Sanchez Junior (CRM-PR 13.457) e Luciana Lucena Sanchez (30.455), residentes e atuantes em Ivaiporã.
O corpo do médico foi trasladado para Ivaiporã, com velório iniciando na manhã desta quarta-feira (27) na Capela Aliança. O sepultamento está marcado para 17h desta quarta no Cemitério Municipal de Ivaiporã. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Orlando, que era nascido na cidade paulista de Nova Granada.
A notícia da morte do Dr. Orlando gerou grande comoção na cidade, onde ele e a família detêm grande prestígio e respeito. Além da atuação como médico e dirigente hospitalar, era agropecuarista e foi um dos fundadores da Sociedade Rural do Centro do Paraná (Sorcep). Foi ainda muito participativo no desenvolvimento político e econômico da cidade, tendo inclusive concorrido ao cargo de prefeito em 1992.
Lideranças empresariais e políticas de Ivaiporã e região do Vale do Ivaí lamentaram a morte do eminente médico e destacaram o importante legado que deixou. Dentre as inúmeras condecorações que recebeu está o Diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, que recebeu em 2017 em reconhecimento à dedicação e ao trabalho para melhorar a saúde da população dos municípios do Vale do Ivaí. Ainda em reconhecimento da comunidade empresarial, recebeu o prêmio “Guerreiros do Comércio”, pela Fecomércio Paraná.
O Dr. Orlando também era cidadão honorário de Ivaiporã, honraria que recebeu em 2013. Também tinha recebido do Conselho de Medicina do Paraná, no ano seguinte, o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar. Em 2015, foi a esposa do Dr. Orlando quem foi diplomada pelos 50 anos de formada pela Universidade Federal do Paraná.
O Dr. Orlando Sanchez chegou em Ivaiporã em 1968, apenas quatro anos depois de se formar pela Universidade Federal do Paraná, onde também concluiu especializações em Clínca Médica e Cirurgia Geral. Começou trabalhando no Hospital Bom Jesus, a convite do então proprietário Akira Yamashita. Depois de estabelecido na região, construiu um hospital em Grandes Rios e adquiriu cotas do antigo Hospital Nossa Senhora Consoladora, que era de propriedade do médico Nelson Soberay.
Na sequência, transformou esse estabelecimento em Hospital e Maternidade Ivaiporã, que depois ganhou a denominação de Instituto de Saúde Lucena Sanchez, hoje administrado pelos filhos Dr. Orlando Junior, que tem 30 anos de formado e tem entre suas especialidades Medicina Interna, Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, e Dra. Luciana Sanchez, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e que teve registros ainda nos Conselhos de Medicina de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com publicações de meios de comunicação da região, o Dr. Orlando Sanchez também foi o primeiro chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e teve importante papel na consolidação da estrutura assistencial. Ainda atuou como médico do Instituto Médico Legal e trabalhou para instalação do INSS de Ivaiporã. Também teve destacada atuação em causas sociais.
Luto oficial
A Prefeitura de Ivaiporã decretou luto oficial por três dias por meio do Decreto 14.135, de 27 de julho de 2022. “O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e demais servidores públicos, especialmente a equipe do Departamento de Saúde, reconhecem publicamente a dedicação à Medicina e às causas sociais do município, onde o médico Orlando Sanchez sempre se manteve atuante”, diz trecho da notícia publicada nos meios de comunicação da administração municipal. A nota ainda cita que o Instituto Lucena Sanchez foi reconhecido a partir de setembro de 2017, “atendendo pacientes dos 16 municípios da 22ª Regional de Saúde e a Central de Leitos do Estado”.
“Lamento muito a morte do pioneiro da Medicina. O Dr. Orlando Sanchez contribuiu muito com a saúde da população. Homem dedicado, simples, integro e preocupado com o desenvolvimento do município de Ivaiporã. Aos familiares os meus sinceros pêsames”, declarou o prefeito Carlos Gil.