23/03/2022
Especialista em Clínica Médica, tinha 68 anos de idade e 42 de formado pela UNESP; ele teve seu quadro de saúde agravado pela Covid-19. Detinha grande respeito e prestígio entre colegas de profissão e pacientes
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Miguel Albino Bizzotto (CRM-PR 9.328), especialista em Clínica Médica e que concentrou quase toda a sua carreira profissional em Foz do Iguaçu. O médico tinha 68 anos de idade e 42 de formado pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (São Paulo). Tinha comorbidades e seu quadro de saúde se agravou em decorrência da Covid-19.
Natural de São Paulo, Capital, onde nasceu em 9 de dezembro de 1953, o Dr. Miguel registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina de São Paulo, logo após se formar, obtendo o número 38.405. Após concluir a residência médica, decidiu se estabelecer no Paraná, seguindo para Foz do Iguaçu. Integrava o corpo clínico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e também mantinha uma clínica particular que leva o seu nome.
O Dr. Miguel Albino Bizzotto estava em tratamento de LLC (leucemia linfocítica crônica), mas viu sua saúde deteriorada ainda mais depois de contrair o novo coronavírus. Estava internado no Costa Cavalcanti, onde faleceu na terça-feira, dia 22. O corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares. Estimativas oficiais indicam que aproximadamente 120 médicos faleceram no Paraná em decorrência do novo coronavírus.
A morte do Dr. Miguel teve grande repercussão junto à comunidade médica de Foz do Iguaçu, onde exerceu importante liderança em prol das causas da saúde. Foi representante da Associação Médica e era membro cooperado da Unimed Foz.
Conselheiro do CRM-PR representando Foz do Iguaçu, o Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva manifestou-se sobre o amigo e colega de trabalho no Costa Cavalcanti: “Se, nesse momento de tamanha perda na nossa comunidade médica, os colegas de Foz de Iguaçu e região pudessem se manifestar, é bem provável que diriam: um querido amigo, um excelente profissional, uma pessoa exemplar. Sentiremos saudade!”. O Dr. Victor ressaltou ainda que o colega era aficionado pelos esportes, em especial o basquete, integrando um grupo praticante de veteranos.
A secretária da Representação Regional do Conselho em Foz, Dra. Marta Vaz Dias de Souza Boger, também se manifestou: “Com muito pesar, comunico o óbito do médico Miguel Albino Bizzotto. Grande internista! Trabalhou muitos anos aqui em Foz do Iguaçu, onde era muito querido por todos, colegas e pacientes. A covid o levou, aos 68 anos (tinha comorbidades). Descansa em paz, meu amigo!”