19/10/2022
O médico formou-se em 1968 no Paraná e retornou em seguida para a cidade natal, Gaspar, onde concentrou toda a sua carreira profissional. Prefeitura local decretou luto de três dias
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico João Leopoldino Spengler, formado pela Universidade Federal do Paraná e que concentrou toda a sua carreira profissional em Gaspar, cidade catarinense onde nasceu. O Dr. João tinha 80 anos de idade e estava registrado no Conselho de Medicina de Santa Catarina desde janeiro de 1969, sob o número 839.
O falecimento ocorreu neste 18 de outubro, dia do médico, e o velório ocorreu no Salão do Cristo Rei, com sepultamento na tarde de quarta-feira (19). A prefeitura do município decretou luto de três dias, realçando que o médico teve um papel de destaque na história da saúde de Gaspar, sendo responsável pelo primeiro parto no Hospital de Gaspar, além de mais de 4 mil partos e cerca de 60 mil consultas por todo o Vale do Itajaí. “Dr. João deixa um legado, principalmente na dedicação com o Hospital de Gaspar, foram 50 anos de doação à casa de saúde”, assinala a nota da prefeitura. O prefeito Kleber Wan-Dall complementou: “Neste momento de dor e tristeza nos unimos aos familiares e amigos do Dr. João Spengler, para transmitir nosso extremo reconhecimento pela dedicação na saúde pública, excepcional médico e pelo amor à profissão. Certeza que cumpriu sua missão com glórias e deixará um grande vazio no coração daqueles que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. Descanse em paz”
O médico era casado com a Sra. Maria Helena Spengler, deixando quatro filhos e netos. Um dos filhos, fez postagem nas redes sociais comunicando o falecimento e destacou os predicados do pai como bondade, integridade e fé. O Dr. João formou-se com a turma de 1968 da UFPR e retornou de imediato para a cidade natal. Há dois anos o médico vinha lutando contra um câncer.