23/09/2021
Tinha 71 anos de idade e 46 de formação. Faleceu em hospital de Curitiba e a despedida ocorre nesta quinta-feira (23). Era casado com a médica Dra. Maria Alice Yoko Shiguematsu e deixa uma filha médica, Dra. Flávia Yuri
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar no falecimento do médico Osvaldo Shiguematsu (CRM-PR 6.480), especialista em ginecologia e obstetrícia e em diagnóstico por imagem. Tinha 71 anos de idade e 46 de formação médica, grande parte deste tempo com atuação em Telêmaco Borba e região, tendo sido responsável por muitas centenas de nascimentos. O médico faleceu durante a madrugada desta quinta-feira (23) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Seu quadro de saúde teria se agravado devido a complicações pela Covid-19. O corpo será velado a partir das 13h na capela 4 do Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento está previsto para 17h.
As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Osvaldo, que era casado com a também médica Dra. Maria Alice Yoko Shiguematsu (CRM-PR 6.479), que foi sua colega de turma na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e se aposentou como pediatra no serviço público de Telêmaco Borba. O Dr. Osvaldo também deixa uma filha médica, a Dra. Flávia Yuri Shiguematsu (CRM-PR 25.830), especialista em clínica médica, radiologia e diagnóstico por imagem, que tem mais de 12 anos de profissão, tendo se registrado inicialmente no Conselho de Santa Catarina (CRM-SC 15,327), em 2009. Reside e atua em Curitiba e região.
Natural de Tupã (SP), onde nasceu em 1° de março de 1950, o Dr. Osvaldo Shiguematsu formou-se em dezembro de 1975. Ele se registrou inicialmente no Conselho de São Paulo (CRM-SP 25.437), em março de 1976. Depois, veio para om Paraná, tendo se registrado no CRM-PR em maio de 1979.
A filha médica do Dr. Osvaldo, Dra. Flávia, publicou nas redes sociais ainda na manhã desta quinta-feira (23), juntamente com Fabiana Mari e Fernando Eiji Shiguematsu: “Aos queridos amigos, com uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do nosso pai Osvaldo Shiguematsu nesta manhã! A quem puder e quiser prestar suas últimas homenagens a este grande homem que tanto fez em vida e agora vai seguir nos iluminando lá de cima, o velório será a partir das 13h de hoje no cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 29, Curitiba-PR), capela 4 e o sepultamento às 17h”.
Uma amiga e ex-paciente deu seu testemunho: “Meus sinceros sentimentos, a toda família, amigos e a tantos pacientes que puderam conhecer o grande profissional e homem. Uma grande perda; sinto muito, fez parte da minha vida, trouxe meus dois filhos ao mundo, que Deus conforte todos nós". Outra pessoa reforçou: "Você era um ser admirável! Um exemplo de ser humano. Sou grata por ter o privilégio de ter te conhecido e convivido com o senhor! Que Deus conforte nossos corações". O jornalista e advogado Eduardo Lagos escreveu: "Nossa cidade perdeu hoje um grande profissional e que marcou sua passagem aqui como médico. Vítima da Covid, depois de um tempo internado e entubado, o médico Dr. Osvaldo Shiguematsu, 71 anos, não resistiu e faleceu no dia de hoje, 23.setembro. Ficam as condolências aos familiares e os agradecimentos das pessoas que o conheceram e reconhecem nele a grandeza de seu caráter e de seu compromisso com a saúde de nossa população."
O Instituto Doutor Feitosa, no qual o médico trabalhava, através dos através de suas diretorias, gerência, coordenações e equipes de colaboradores, emitiu nota de pesar: “O IDF comunica o falecimento, no dia de hoje, do nosso estimado médico ginecologista Dr. Osvaldo Shiguematsu. Ele esteve conosco por mais de 30 anos, tendo auxiliado milhares de pacientes a recepcionar seus filhos, numa missão que se estendeu até a véspera do falecimento. O IDF se engrandeceu com sua presença, pois além de amigo e membro de nossa comunidade clínica, ele foi um bom orientador de gerações de novos profissionais que enxergavam nele um exemplo de profissional - e até mesmo um exemplo humano, figura de grande admiração. Ficam as memórias e orações para que Deus o receba e o recompense pela vida frutífera e virtuosa que desempenhou, e que agora, cremos, lhe dará o privilégio do merecido descanso. O IDF também se solidariza com a família do Dr. Osvaldo, afirmando seu compromisso com a memória e com a valorização do bom legado irmanado.”
A Folha de Ortigueira publicou a seguinte mensagem: “Comunicamos o falecimento do Dr. Osvaldo Shiguematsu, médico ginecologista do IDF. Certamente realizou o parto de muitas leitoras dessa notícia. O falecimento decorre de complicações da Covid. Estava previamente vacinado e com ciclo imunológico fechado. Para verem a gravidade da doença e a necessidade de manutenção dos cuidados e prevenções. Dr. Shigueu, como era conhecido, muito competentíssimo. Que Deus o receba”.
Os familiares não confirmaram a informação de que a causa da morte tenha sido devido a complicações pela Covid-19.