24/02/2025

Pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual Luiz Roberto Accorsi Motta

Médico tinha 75 anos e era formado há cinco décadas pela UFPR. Na ALEP, foi autor de mais de 150 projetos de lei, entre eles o que proíbe a venda de cigarros a menores de 18 anos no Estado

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) registra com pesar o falecimento do ex-deputado estadual Luiz Roberto Accorsi Motta (CRM-PR 5.543), ocorrido na última sexta-feira (21) em Porto Rico, região Noroeste do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Alexandre Curi, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do ex-deputado estadual. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarMédico formado pela UFPR na turma de 1975, ex-deputado foi autor de mais de 150 projetos de lei ao longo de sua profícua carreira política (Foto: Sandro Nascimento/ALEP)
Natural de Ariranha (SP), era formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na turma de 1975. Neste ano, ele completaria 50 anos de profissão. Luiz Roberto era irmão do gineco-obstetra José Carlos Accorsi Motta (CRM-PR 3.332). Ao longo de sua carreira, foi membro da Associação Médica do Paraná (AMP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Após a graduação, clinicou no município de Loanda, região Nordeste do Paraná. Ali, atuou no Hospital Maternidade Santa Catarina no período de 1977 a 1984. Nesse mesmo ano, voltou para Curitiba, onde instalou a sua clínica no bairro de Santa Felicidade, desenvolvendo um trabalho voltado principalmente ao atendimento de crianças e idosos. A partir da década de 1990, ingressou na vida política, iniciando seu mandato em 1991 na Câmara Municipal de Curitiba, em que presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia e a Comissão Especial de Saúde.

Na ALEP, elegeu-se deputado em 1994, sendo reconduzido sucessivamente nos mandatos seguintes até 2010. Ao longo desse período, foi autor de mais de 150 projetos de lei, entre eles o que proíbe a venda de cigarros a menores de 18 anos nos estabelecimentos comerciais do Estado.

Também foram de sua autoria o projeto de lei que institui o fundo de apoio à geração de emprego e renda no Estado; o que dispõe sobre a implementação de medidas necessárias à prevenção e ao tratamento de câncer de mama e ginecológico; o que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos fiscais às empresas privadas que contratarem pessoas portadoras de deficiência física; e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de programas de informação e prevenção da Aids para alunos de 1º e 2º graus nos estabelecimentos de ensino estaduais.

Em 2001, o médico presidiu a Comissão de Saúde Pública da Casa e a CPI dos Medicamentos, instalada em 2001.

Atualmente, o ex-deputado estadual residia em Porto Rico, onde está sendo realizado o velório nesta segunda-feira (24). A população pode prestar homenagens na Câmara Municipal. O sepultamento está previsto para as 17h no cemitério da cidade.

FONTE: CRM-PR, com informações da ALEP e do Portal Cidade Loanda

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios