01/02/2021
Membro emérito da Academia Paranaense de Medicina e fundador e ex-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, ele tinha 82 anos de idade e 58 de formação médica
O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica com pesar o falecimento do médico cardiologista e professor Sanito Wilhelm Rocha (CRM-PR 1.258). Ele tinha 82 anos de idade e 58 de formação médica. Faleceu na tarde desta segunda-feira (1.º) No Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, onde tinha sido internado pelo agravamento de sua doença. Estava em tratamento oncológico. Deixa a esposa, Sra. Helena Garcia Rocha, filhos, netos e uma legião de amigos e discípulos na profissão. O velório vai ocorrer nesta terça-feira (2) na Capela Jade, da Vaticano, restrito à família, e depois o corpo será cremado, em despedida marcada para 15h.
Membro emérito da Academia Paranaense de Medicina, o Dr. Sanito teve destacada atuação na docência, como conferencista e pesquisador, bem como na representatividade da profissão. Foi sócio-fundador da Sociedade Paranaense de Cardiologia e seu presidente na gestão 1980-1982, além de ocupar outros cargos diretores. Ainda foi delegado e conselheiro fiscal da Associação Médica do Paraná e conselheiro efetivo e suplente do Conselho de Medicina do Paraná.
O Prof. Sanito Whilhelm Rocha nasceu em Curitiba em 23 de julho de 1938. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962. Era mestre em Cardiologia e atuou como docente na UFPR, nas cadeiras de Cardiologia e Clínica Médica, bem como em pós-graduação/mestrando. Integrou o corpo clínico de grande parte dos serviços hospitalares de Curitiba, atuando em sua especialidade. Foi servidor público municipal (Curitiba) e federal, tendo nos últimos anos se dedicado ao trabalho voluntário e ao consultório particular, tendo encerrado as atividades no final de outubro de 2018.
Além de intensas atividades didáticas e científicas, sendo autor de pelo menos 22 trabalhos publicados, o Prof. Sanito Rocha participou de inúmeros congressos e outros eventos médicos, em muitos deles como palestrante ou conferencista. Em 2012, ele foi homenageado pelo Conselho de Medicina, na passagem do Jubileu de Ouro. Recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelas mãos do então presidente, Alexandre Gustavo Bley.
Como descrito pelos familiares, o Prof. Sanito “foi
um homem dedicado à família. Excelente filho, pai e avô. Dedicado para com os alunos e à Medicina.
Lia alta literatura e gostava de história, Medicina e cultura geral. Homem de fé; acreditava em Deus e Jesus.
Carinhoso, excelente anfitrião; adorava jantares com familiares e amigos”.
A Academia Paranaense
de Medicina (APM) emitiu nota sobre o falecimento do Acadêmico Emérito: "Consternada, a Academia Paranaense de
Medicina comunica o falecimento do Confrade e amigo Sanito Rocha. Aos familiares nossos sentido pêsames e que Deus os
conforte". afirmou o presidente Renato Bonardi.