20/09/2022
Médico tinha 70 anos de idade e quase 45 de exercício da Medicina, grande parte do período no município baiano Barreiras. Ele faleceu no Distrito Federal,. onde se encontrava em visita a um filho também médico
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Sushumu Tsuno (CRM-PR 5.958), que era formado em no início dos anos 1970 e estava desde 1988 atuando o município baiano de Barreiras. Ele tinha 70 anos de idade e faleceu no dia 16 de setembro em Brasília (DF). Era especialista em cardiologia. Além do Paraná e Bahia (CRM-BA 9.786), ele também atuou no Mato Grosso (CRM-MT 937).
Ele era natural de Maringá (PR) e fez sua primeira inscrição no Paraná em abril de 1978. O médico deixa a esposa Aparecida Kiyoko Nakanishi Tsuno, os filhos Thais Tsuno, Marco Yukio Tsuno e Rafael Tsuno e netos Gabriel Tsuno de Andrade e Maurício Tsuno. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. O filho Marco é médico com atuação no Distrito Federal (CRM-DF 15.863), especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.
Confira abaixo a nota oficial emitida pelo prefeito de Barreiras (BA), Zito Barbosa, lamentando a morte do médico.
“Recebemos com grande tristeza e pesar a notícia do falecimento do médico Dr. Sushumu Tsuno, aos 70 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 16, em Brasília. O Dr. Sushumu era sócio proprietário da Maternal Clínica Médica e viveu sua vida destinada a cuidar das mulheres e futuras mães barreirenses.
Natural de Maringá-PR, chegou a Barreiras 1988 com sua família, sendo um dos pioneiros na área de ginecologia e obstetrícia. Dono de um coração imenso e solidário, sempre dedicou seu tempo livre ao voluntariado, atendendo no Centro Espírita André Luís em Barreiras, e no Lar Espírita Irmã Scheila em São Desidério.
Uma pessoa digna, sempre com espírito benevolente e pronto para fazer caridade, ele deixa saudades entre familiares, classe médica e pacientes.
Por sua dedicação e pelos excelentes serviços prestados a Barreiras, expressamos nossas sinceras condolências à família do saudoso médico Dr. Sushumu Tsuno, pedindo a Deus que conforte seus corações.
Barreiras, 16 de setembro de 2022.”