27/05/2021
CRM-PR expressa sua solidariedade aos familiares e amigos de um dos mais importantes homens públicos do Estado e que deixa legado de inovação. Ao criar o Parque Barigui, em 1972, deu novo olhar à proteção ambiental que viria consagrar a Capital Ecológica
O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta o pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Estado, o arquiteto Jaime Lerner. Ele tinha 83 anos e estava internado desde o dia 21 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde faleceu durante a madrugada desta quinta-feira (27) em decorrência de complicações de doença renal crônica.
O velório vai ocorrer na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida. O ex-governador era viúvo de Fani Lerner, que faleceu aos 63 anos em maio de 2009. Deixa as filhas Andrea e Ilana. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. O Governo do Paraná decretou luto de três dias, a exemplo da administração de Curitiba.
A notícia da morte do ex-governador ganhou grande repercussão, ele que foi um dos grandes nomes do urbanismo brasileiro e mundial e deixou importante legado de inovação e de visão de vanguarda quanto ao meio ambiente, transporte e bem-estar. Lideranças de vários segmentos emitiram nota de pesar, exaltando Jaime Lerner como um dos mais importantes homens públicos da história do Paraná.
O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, juntou-se à corrente de solidariedade à família e destacou a trajetória de Jaime Lerner enquanto arquiteto, urbanista e gestor público, lembrando feitos importantes que colocaram Curitiba numa referência nacional e mundial em várias áreas. Citou a criação do Parque Barigui em seu primeiro mandato, iniciativa que abriu o caminho para Curitiba alcançar o status de “Capital Ecológica”.
Jaime Lerner nasceu em Curitiba, em 17 de dezembro de 1937. Foi prefeito da cidade em três mandatos, de 1971 a 1974, de 1979 a 1993 e de 1989 a 1992, e governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002. Ele se formou em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965.
Em 2002, Jaime Lerner foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ele também foi fundador do Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos. Também foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói (RJ). Foi mentor do projeto da orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS) e do projeto de reestruturação urbanística em curso para Balneário Camboriú (SC). Lerner foi ainda consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas e participou do desenvolvimento do BRT do Rio de Janeiro, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.