15/09/2016
Membro da Academia Paranaense de Medicina, há um ano ele tinha sido diplomado pelos 50 anos de dedicação ética à profissão. Sepultamento ocorre nesta sexta
O Conselho Regional de Medicina e a comunidade médica do Paraná registram com profundo pesar o falecimento do Dr. Sérgio Fonseca Tarlé (CRM-PR 1.693) ocorrido nesta quinta-feira em Curitiba. Ele tinha completado 78 anos no último dia 6 de setembro e faleceu em unidade hospitalar devido a complicações após sofrer queda com lesão na coluna e passar por cirurgias. Deixa viúva D. Ieda Maria e três filhos – o também médico Dr. Roberto Gomes Tarlé, a farmacêutica Denise e a fisioterapeuta Isabel. O corpo será velado a partir das 17h na capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu, onde ocorrerá o sepultamento às 11h desta sexta-feira.
Natural de Ponta Grossa, o Dr. Sérgio Tarlé formou-se em Medicina pela PUCPR em dezembro de 1965. Era especialista em Alergia e Imunologia e atualmente dirigia a Clínica Dr. Tarlé de Alergia e Doenças da Pele, além de estar à frente do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Curitiba desde junho de 2012. Este serviço, que se iniciou as atividades em 1959 sob coordenação do Prof. Ruy Noronha de Miranda, que em 1964 foi sucedido pelo Dr. Luiz Carlos Pereira, que ficou na função até a posse do Dr. Tarlé.
Acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina, o Dr. Sérgio Tarlé foi seu presidente. No ano passado, ao completar os 50 anos de formado, o médico foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. A diplomação ocorreu durante a tradicional solenidade do Dia do Médico, com o Dr. Tarlé recebendo a comenda pelas mãos do filho médico, que é dermatologista. O conceituado profissional tinha integrado o corpo de conselheiros do CRM-PR por duas gestões: de 1978 a 1983 e de 1983 a 1988.
Outra perda na Medicina
No início desta semana faleceu o nefrologista Gerson Caliani (CRM-PR 12.935), que atuava na Clínica do Rim, Santa casa e no serviço de nefrologia do Hospital Unimed de Paranavaí. Natural de Astorga (PR), ele tinha completado 53 anos em julho último. Formado em 1988 pela Universidade Federal de Pelotas (RS), era especialista em Clínica Médica. A presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia e também diretora da Delegacia Regional do CRM-PR de Foz do Iguaçu, Marta Vaz Dias de Souza Boger, emitiu nota de pesar e com condolências à família.