06/07/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Arisoli Pires, pioneiro da Santa Casa de Siqueira Campos

Médico chegou ao Norte Pioneiro logo após se formar no Rio Grande do Sul, seu estado natal; tinha 88 anos de idade e 60 de formado, tendo recebido, em 2009, o Diploma de Mérito Etico pelo Jubileu de Ouro

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arisoli e o ex-conselheiro Ehrenfried Wittig, na solenidade do Dia do Medico de 2009, quando foi homenageado. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Arisoli Pires (CRM-PR 1.948), um dos mais antigos de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, onde participou da fundação e da manutenção da Santa Casa de Misericórdia. Ele tinha 88 anos e faleceu na manhã de domingo (5), sendo sepultado no período da tarde no cemitério local. A morte do Dr. Arisoli causou grande comoção na cidade. As condolências aos familiares e amigos do médico, que tinha mais de 60 anos de atuação profissional. Em 2009 ele tinha sido homenageado pelo CRM-PR, recebendo o Diploma de Mérito Etico-Profissional pelo Jubileu de Ouro alcançado de forma exemplar.

Gaúcho de Santa Maria, o Dr. Arisoli formou-se em 1959 pela Universidade Federal daquela cidade e, poucos meses depois, já se mudava para Siqueira Campos, onde começou a trabalhar. Nas redes sociais, a Rádio Cana Verde registrou que o médico era chamado de Doutrozinho, de forma carinhosa, por ter chegado ainda jovem à região, mas demonstrando determinação e competência. "Transformou-se em médico de confiança das famílias da época e até há pouco tempo, quando ainda trabalhava. Foi um dos grandes colaboradores na construção e manutenção da Santa Casa, ficando conhecido como um dos mais importantes cirurgiões. Homem que construiu sua família, sua vida e ajudou muitas famílias em Siqueira Campos. Merece todas as homenagens por tudo o que fez pela saúde, especialmente das famílias mais pobres", registrou ainda a emissora.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arisoli com a família. (Foto: Arquivo)

A Santa Casa também emitiu nota, acentuando a indescritível tristeza pelo falecimento do médico, amigo, pai de família e, acima de tudo, cidadão exemplar¨. Prossegue a nota: "É impossível contar a história da Santa Casa sem relacioná-la à vida e ao trabalho deste competentíssimo médico, nascido em 09/10/1932 e que com outros pioneiros esteve diretamente ligado à fundação e aos trabalhos desta organização sem fins lucrativos que cuida de todos os siqueirenses há gerações. Dentre as suas ações, que a maioria desconhece, está a efetivação do raio-x e do Centro Cirúrgico da entidade, referência do Norte Pioneiro do Paraná. Médico de fala suave e gentil, atuando como clínico geral, cirurgião e obstetra, trouxe a este mundo centenas de pessoas que hoje também estão tristes por tamanha perda. A nós, que aqui permanecemos, cabe o compromisso de manter elevado o seu legado de dedicação a salvar vidas e cuidar dos que mais precisam. Nossos pêsames a todos os familiares, amigos e colegas de profissão. Lamentamos profundamente sua passagem e desejamos paz e harmonia ao coração de todos, que Deus traga conforto nesta hora difícil. E ao Doutor Arisoli o nosso eterno muito obrigado".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios