22/03/2023

Pesar pelo falecimento de Magda Lúcia Félix de Oliveira, ex-superintendente do HU de Maringá

Mestre e doutora em saúde coletiva, era professora do Departamento de Enfermagem. No período dirigindo o hospital manteve importante proximidade com o CRM-PR para promover ações em benefício da assistência

A Representação Regional do CRM-PR em Maringá e a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) emitiram nota de pesar pelo falecimento da professora Magda Lúcia Félix de Oliveira, ex-superintendente do Hospital Universitário. Era graduada em Enfermagem e mestre e doutora em Saúde Coletiva. Tinha 64 anos e faleceu na manhã de quarta-feira (22). O corpo foi velado no Cemitério Parque de Maringá e o sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (23).

A diretora da Regional do Conselho de Medicina, Fabíola Menegoti Tasca, lamentou a morte da professora e destacou seu importante papel em prol da saúde na região de Maringá e na formação de profissionais. Lembrou, ainda, de importantes iniciativas de atualização de conhecimento ou campanhas à população em parceria com o CRM-PR, no período em que esteve à frente do Hospital Universitário.

clique para ampliarclique para ampliarProfessora Magda, falecida na quarta (22). (Foto: Arquivo)

Ao se manifestarem, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a vice-reitora Gisele Mendes, e a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, Cremilde Radovanovic, exaltaram a dedicação de Magda à UEM, onde além de lecionar ocupou cargos importantes, “como chefe de gabinete da reitoria, entre os anos de 2010 e 2012, e também foi eleita superintendente do HUM em 2012, sendo sua marca precursora, já que era enfermeira e não médica, como foram todos os seus antecessores”.

Magda era professora do Departamento de Enfermagem (DEN) desde o ano de 1987 e ministrou aulas na graduação e pós-graduação. Ela se graduou na Universidade Federal de Goiás (UFG), era mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com os representantes da Universidade, “a professora Magda de Oliveira representa a história da luta pela universidade pública e gratuita, especialmente no que diz respeito à luta em favor do Sistema Único de Saúde”. Lembram que Magda foi uma ardorosa defensora do hospital universitário da UEM e será sempre exaltada também pela atuação política pautada na defesa da democracia e das políticas públicas de proteção à população mais necessitada.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios