05/06/2022
Com contrato prorrogado até maio de 2023, atuava na Estratégia da Saúde da Família do Jardim Delmira, em Prudentópolis, cidade onde residia e faleceu na noite de domingo (5). O sepultamento ocorre na manhã desta terça
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Fábio Alessandro Pereira Maia, graduado no exterior e que a partir de 2017, como intercambista individual, participava do projeto Mais Médicos para o Brasil. Prestava serviços no programa Estratégia da Saúde da Família do Jardim Delmira, em Prudentópolis, na região Centro-Oeste.
O intercambista tinha 44 anos de idade e foi vítima de agressão em sua residência, na noite de domingo (5), tendo sido levado à emergência da Santa Casa de Prudentópolis, onde foi confirmado o óbito. O corpo foi velado na capela mortuária municipal de Prudentópolis, nesta segunda (6), sendo definido o seu traslado na terça-feira (7) para Rio Branco, no Acre, seu estado de origem, onde terá a despedida às 15h de quarta-feira (8) no Cemitério São João Batista. Filho de Edson Teixeira Maia e de Selma Maria Pereira Maia, era casado com a também médica Valéria Bastos de Miranda, com quem tinha dois filhos, de 16 e 20 anos. Valéria, que chegou a ter registro provisório nos Conselhos de Amapá e Mato Grosso, depois suspensos pela Justiça, reside em São Paulo e veio ao Paraná para identificação e liberação do corpo.
As condolências aos familiares e amigos. A prefeitura de Prudentópolis emitiu nota de solidariedade e agradecendo os serviços prestados na área de saúde.
Fábio Alessandro Maia chegou a ter seu registro provisório pelo Conselho de Medicina do Amapá, em 28 de abril do ano passado, obtendo o número CRM-AP 2144. Ele não tinha revalidado o seu titulo e foi beneficiado por decisão em liminar. O registro foi suspenso por decisão da Justiça. Ele também tentou sem êxito, pela via judicial, o registro nos Conselhos de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
O médico foi incluído na chamada pública regida pelo edital 07, de 25 de maio de 2021, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde Departamento de Saúde da Família. Tinha feito parte da chamada do edital 03, de 19 de abril de 2017 (14°ciclo) e foi beneficiado pelo edital 10, de maio de 2020, e que contemplou a possibilidade de adesão por mais dois anos ao Projeto Mais Médicos. Ele contava com a carteira de intercambista n°4101385. Chegou a celebrar um contrato de prestação de serviços médicos de seis meses com a prefeitura de Guaramiranga (PR), de maio a novembro do ano passado, apresentando somente o registro provisório do Amapá.
Antes de exercer a Medicina, Fábio Maia já atuava na área da saúde como técnico de enfermagem, tendo trabalhado na Maternidade Bárbara Heliodora e também no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco (AC).