16/10/2016

Pesar pelo falecimento da Dra. Nanna de Carvalho Söndahl

Ela tinha 101 anos e era a médica mais longeva do Paraná. Sepultamento será às 17h desta segunda-feira (17)

clique para ampliar>clique para ampliarO presidente do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, entregando diploma de mérito à Dra. Nanna, em junho de 2015. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento da médica Nanna de Carvalho Söndahl (CRM-PR 634), ocorrido na noite de domingo (16) em Curitiba. Ela tinha 101 anos de idade, completados em 28 de junho, e se constituía na médica mais longeva no Paraná e também a profissional com mais tempo de formada: 77 anos.

A médica faleceu às 19h40 em seu apartamento, no Alto da Glória. O corpo está sendo velado na capela 1 do Cemitério Evangélico Luterano do Alto da Glória, onde será sepultada às 17 horas desta segunda-feira (17). Deixa as filhas Elynice Söndahl Mattar Schueler, juíza de Direito aposentada, e Magnelit Söndahl de Campos, casada com o médico Dagoberto de Campos, com atuação no interior de São Paulo, além de netos.

Filha da professora Maria Estrella de Carvalho e do engenheiro civil e professor Magnus Söndahl, natural da Islândia e que imigrou para o Brasil aos 12 anos, Nanna nasceu em 28 de junho de 1915 em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Aos 11 meses veio para o Paraná com os pais, que se fixaram inicialmente em Paranaguá. Formou-se pela Federal do Paraná em Medicina em 1939, fazendo parte de uma turma que só tinha mais uma mulher. Grande parte de sua vida profissional foi vinculada à saúde pública, mas ela ajudou a formar grupo de enfermeiras para atuar durante a Segunda Guerra.

Em 1990, a médica tinha sido homenageada pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional por ter completado 50 anos de formada com histórico exemplar. No ano passado, quando das comemorações pelo seu centenário, a Dra. Nanna mais uma vez foi homenageada pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu um Diploma de Honra ao Mérito pelos 100 anos de idade e 76 anos de formada. O presidente do Conselho, Luiz Ernesto Pujol, ao participar dos festejos de aniversário, ainda presenteou a médica com uma caricatura elaborada pelo artista Ademir Paixão.

clique para ampliar>clique para ampliarDra. Nanna na comemoração de seus 100 anos de vida. (Foto: CRM-PR)

A trajetória da médica também mereceu capítulo especial no Portal e no Jornal do CRM-PR, num trabalho que a família também reproduziu em publicação distribuída entre os familiares que se confraternizaram no centenário. A médica envolveu-se em muitas ações sociais e de interesse da saúde pública, tendo sido defensora, há 60 anos, da criação em Curitiba do Serviço Médico e de Urgência. Em 21 de março de 1996, enquanto última descendente de uma geração de islandeses que nasceu no Brasil, ela fundou a Associação Islândia-Brasil, que presidiu até o início dos anos 2000. A instituição constitui-se em importante instrumento de integração dos povos e de suas culturas.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios