05/05/2017

Pesar pela morte dos Drs. Dalton Paranaguá Filho e Hans Hyperides Jakobi

Os médicos tinham atuação em Londrina e União da Vitória, cidades onde foram sepultados

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa o profundo pesar o falecimento de três médicos de grande prestígio no Estado, com registro nos últimos dias: os Drs. Dalton Fonseca Paranaguá Filho (CRM-PR 13.447), Hans Hyperides Jakobi (CRM-PR 5090 e CRM-SC 3368) e Hélio Brandão (CRM-PR 563). As condolências aos familiares e amigos.

O Dr. Dalton Paranaguá Filho faleceu no último dia 25 de abril, após complicações decorrentes de cirurgia. Tinha 53 anos e teve o sepultamento realizado no dia 26, no Cemitério Parque das Oliveiras. Formado pela Universidade Estadual de Londrina em 1986, era especialista em cirurgia geral e coloproctologia. O Dr. Daltinho era filho do também médico Dalton Fonseca Paranaguá, falecido em 2014 e que deixou importante legado no desenvolvimento de Londrina, onde exerceu a função de prefeito (1969 a 1973) e também foi secretário estadual de Saúde durante o governo de Paulo Pimentel. Em 2012, a Universidade Estadual de Londrina homenageou Dalton Paranaguá com o título de Benemérito da instituição. A honraria foi entregue em reconhecimento ao ex-prefeito como articulador para a implantação da UEL, o que ocorreu durante o seu mandato.

O Dr. Hans Hyperides Jakobi era natural de Curitiba e filho dos Prof. Drs. Hans e Ivette Zanello Jakobi, que atuaram na docência da UFPR na área de Biologia. O médico faleceu na última quarta-feira (3) em União da Vitória, onde residia. O sepultamento ocorreu na tarde de quinta (4) no Cemitério Jardim União da Saudade. O Dr. Hans tinha 63 anos. Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1976, era especialista em psiquiatria e medicina do trabalho, tendo sido o fundador da Clínica HJ, depois renomeada como Comunidade Terapêutica Dr. Warrib Motta. Também atuava em Porto União (SC). Tinha dois irmãos médicos – os Drs. Paul Robert Joseph Jaboki, que tem entre suas especialidades Dermatologia e Nutrologia, com atuação em Curitiba; e Heinz Roland Jakobi, gineco-obstetra e médico do trabalho – e outros familiares atuando na atividade.

O Dr. Hélio Brandão faleceu na noite de quinta-feira em Curitiba e terá o sepultamento na manhã deste sábado, 6, no Cemitério Parque Iguaçu. Confira a notícia completa sobre esse membro da Academia Paranaense de Medicina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios