20/02/2023
Servidor público no município do Oeste do Estado, ele foi vítima de latrocínio em Umuarama, quando se deslocava para visitar os familiares durante feriado de carnaval. Tinha irmã também médica
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar a morte do médico Renan dos Santos Tortajada (CRM-PR 31.561) ocorrido no fim de semana em Umuarama, Noroeste paranaense. Ele foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) e o autor do crime acabou sendo preso ainda com seu carro, um Honda Civic. O corpo está sendo velado na Capela do Prever, em Maringá, cidade da qual era originário. O sepultamento está marcado para 16h desta segunda-feira (20) no Cemitério Municipal de Maringá. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do médico e também aos de outra vítima da mesma ocorrência criminosa.
O médico tinha 35 anos de idade, completados em 12 de janeiro último, e mais de 10 de atuação profissional. Natural de Maringá, tinha se formado pela Unioeste, de Cascavel. Era funcionário concursado da prefeitura de Toledo, onde estava residindo há alguns anos, e também prestou serviços de plantão em unidade do município de Guaíra. Renan costumava viajar sempre para Maringá para visitar os familiares e foi o que planejou na sexta-feira (17). Passava sempre por Umuarama antes de prosseguir viagem. E foi nessa cidade que ele desapareceu e a família fez o alerta de seu desaparecimento, gerando uma grande mobilização dos órgãos de segurança e de pessoas conhecidas.
O Dr. Renan era irmão da também médica Dra. Juliana Tortajada Furlanetto (CRM-PR 40.844), inscrita no Conselho desde novembro de 2018 e com atuação em Maringá. Também era irmão de Diogo Tortajada. Nas redes sociais, muitas manifestações de solidariedade e respeito ao histórico profissional do Dr. Renan. Uma pessoa escreveu: ”Ótimo profissional. Cuidou das minhas filhas e de mim!”. Outra reforçou: “Dr. Renan Tortajada, morto com requintes de crueldades. Uma pena, perda irreparável; um profissional tão querido, atendia os nossos filhos com tanto carinho, super atencioso, gentil, educado. Muito triste isso”.
Notas
A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo emitiu a seguinte nota oficial: “Comunicamos com pesar o falecimento de Renan dos Santos Tortajada, 35 anos. Renan era médico e atuou na Prefeitura de Toledo em três momentos. Foi generalista de janeiro de 2014 a maio de 2015. Em fevereiro de 2016, assumiu como médico da família, cargo que ocupou por pouco tempo. Em setembro de 201,6 mudou de função e atualmente trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA) e também no Centro de Atenção Psicossocial Bem Viver – Álcool e Drogas (CAPS-AD), onde desenvolvia suas atividades até a data atual. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, em nome de todos os toledanos, o prefeito Beto Lunitti e demais integrantes da gestão municipal desejam condolências.”
O Consamu – Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – também se manifestou com a seguinte nota de pesar: “Manifestamos profundo pesar pelo falecimento do Dr. Renan Tortajada, médico que atuava na UPA de Toledo. Aos familiares e amigos, nossa manifestação de condolências.”
Outra nota de pesar, solidarizando com a família, partiu da Fisio Care Clínica Médica solidariza, onde a Dra. Juliana Tortajada integra o corpo clínico.