02/03/2022
O primeiro, filho do pioneiro Prof. Brasílio, concentrou toda sua carreira em S. José e recebeu em 2020 o Diploma pelo Jubileu de Ouro. A Dra. Eliza era cardiologista e o Dr. Adilson cirurgião do aparelho digestivo
O Dr. Brasílio Vicente de Castro Filho tinha 76 anos de idade e mais de 51 de formação médica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Faleceu na segunda-feira (28) em sua residência, em São José dos Pinhais, cidade da Grande Curitiba onde concentrou toda a sua carreira profissional. O velório ocorreu na Capela Esmeralda, da Vaticano, com a despedida ocorrendo na terça-feira (1°) no Crematório em Almirante Tamandaré. Deixa viúva Deisa Maria Janke de Castro.
Nascido em 13 de julho de 1945, em Curitiba, o Dr. Brasílio era filho do Prof. Brasílio Vicente de Castro (CRM-PR 61), um dos precursores do Conselho de Medicina do Paraná, compondo o segundo grupo de conselheiros eleitos e sendo presidente no período de maio de 1966 a novembro de 1968. O Prof. Brasílio, que era irmão do também professor de curso médico Dr. Sebastião Vicente de Castro (418). Foi chefe do Departamento de Ciências Morfológicas da UFPR, depois nomeado de Anatomia. Faleceu em 8 de maio de 1978, aos 64 anos. Saiba mais AQUI sobre sua trajetória.
O Dr. Brasílio Filho foi um dos foi um dos fundadores da Novaclínica, de São José dos Pinhais, e era seu diretor técnico. Era cidadão honorário de São José, homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade, tendo sido inclusive secretário municipal de saúde. Numa pesquisa realizada entre estudantes, pai e filho médicos foram incluídos entre as 100 personalidades do Paraná. O Dr. Brasílio Filho foi homenageado pelo Conselho em 2020, quando recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar. Um de seus filhos, Brasílio Neto, fez a entrega da comenda.
Dra. Eliza Pinheiro Machado
A Dra. Eliza Pinheiro Machado tinha 56 anos de idade e 30 de formação pela Universidade Federal do Paraná (julho de 1992). Nasceu em Curitiba em 19 de janeiro de 1966. Tinha títulos de especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Era servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba e integrava o corpo clínico do Hospital Cardiológico Costantini há quase duas décadas. Faleceu domingo (27) em sua residência, em Curitiba. O corpo foi velado na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula e o sepultamento ocorreu às 16h de segunda-feira (28).
Dr. Adilson Oliveira Novak
O médico Adilson Oliveira Novak tinha 72 anos de idade e faleceu no Hospital São Lucas, em Curitiba, na segunda-feira (28). A despedida ocorreu no mesmo dia. Deixa a esposa Lilian Fátima Moro Novak. Estava registrado desde janeiro de 1976 no CRM-PR. Era especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Medicina do Trabalho. Fez parte do corpo docente do Hospital de Clínicas/UFPR e atuou em vários serviços médico-hospitalares da Capital. Em seu histórico consta a realização da primeira cirurgia bariátrica em Santo Antônio da Platina, há 20 anos. Ele era natural de Canoinhas, onde nasceu em 31 de dezembro de 1950. Formou-se pela UFPR em 11 de dezembro de 1975.
Estudante de Medicina
O jovem acadêmico de Medicina Igor Ramos Bach faleceu em acidente na residência de seus pais, Argemiro e Maria Eunice Ramos Bach, na área rural de Palmeira, nos Campos Gerais. Igor, de 22 anos, sofreu uma descarga elétrica quando lavava o seu carro. O acidente ocorreu às 15h40 de domingo (27). Foi velado na Central de Luto Nossa Senhora do Carmo e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Palmeira, ao final da manhã de segunda (28). Igor deixou ainda os irmãos Yuri, Fabíola e Fabiane.
Estudava na Faculdade de Medicina da Evangélica-Mackenzie, em Curitiba, e passava o feriado de carnaval na casa dos pais.