16/11/2023

Pesar: médico e professor João Cândido Ferreira da Cunha Pereira, que detinha o CRM mais antigo (12)

Neto do fundador da primeira escola de medicina do Paraná e onde acabaria se formando em 1953, ele tinha completado 94 anos na terça-feira (14). Foi professor da UFPR, Católica e Evangélica

clique para ampliarclique para ampliarDr. João Cândido, em foto do registro da passagem dos 44 anos da Academia de Medicina, da qual foi fundador. (Foto: Divulgação)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor João Cândido Ferreira da Cunha Pereira, um dos pioneiros da autarquia e que detinha o número de registro mais antigo entre os profissionais em vida no Estado, o 12. Faleceu nessa quarta-feira (15) no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba. Na véspera (14) havia completado 94 anos de idade. Tinha 70 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal de Medicina, fundada por seu avô e da qual foi professor, assim como das outras duas escolas médicas que existiam na Capital em seu período de docência, a Evangélica e a Católica. Especialista em otorrinolaringologia, era acadêmico fundador e emérito da Academia Paranaense de Medicina, além de ter sido conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Paraná.

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. João Cândido Ferreira da Cunha Pereira. O velório ocorre nesta quinta-feira (16) na Capela Vaticano Onix e a despedida será às 16h no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. Era casado com a Sra. Cleony Pinto Pereira e deixa três filhos e netos. Inúmeras manifestações de pesar e solidariedade foram registradas, dentre elas da Academia de Medicina e da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, onde trabalhou por décadas. O vice-presidente do CRM-PR, Eduardo Baptistella, gravou mensagem à rede de televisão RPC exaltando o legado do Dr. João Cândido enquanto médico e educador que ajudou a formar gerações de profissionais (confira AQUI).

clique para ampliarclique para ampliarDr. João Cândido no Jubileu de Ouro, ao lado do Dr. Wadir Rúpollo, do CRM. (Foto: Arquivo)

Natural de Curitiba, onde nasceu em 14 de novembro de 1929, o Dr. João Cândido era filho de D. Julinda Ferreira da Cunha e do desembargador Francisco da Cunha Pereira (1897-1999), que foi presidente do Tribunal do Júri e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, e neto do médico e professor João Cândido Ferreira (1864-1948), que ao lado do primo e cunhado Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva ajudou a fundar e sustentar a primeira Universidade do Paraná, contribuindo com a publicação de vasta obra bibliográfica na medicina nacional. O Dr. João Cândido tinha três irmãos, dentre eles o advogado em jornalista Francisco da Cunha Pereira Filho (1926-2009), diretor da Gazeta e Grupo RPC, e Lincoln da Cunha Pereira (1928-2020), ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

Homenagens

Em 2003, na passagem do Jubileu de Ouro na Medicina, o Dr. João Cândido foi homenageado pelo CRM-PR, recebendo o Diploma de Mérito Ético Profissional pelo histórico exemplar. Na ocasião, coube ao conselheiro Wadir Rúpollo, ex-presidente, fazer a entrega da comenda. Ao lado dele, na homenagem, colegas ilustres, como os Drs. Dante Romanó Junior, Olga Tomé Fachin, Anuar Saliba Merhy, Moacir Jorge, Fahed Daher, Aizik Raskin, Lourival Luiz Fornazari e Evaldo Dacheux de Macedo, João Gualberto de Sá Scheffer e Walfrido Meirelles Leal.

clique para ampliarclique para ampliarEm evento em 2019 no CRM, Dr. Pujol, falecido em junho, e Dr. João Cândido. (Foto: Arquivo)

Como sendo o médico com registro ativo com o número de CRM mais antigo, além de respeitado professor e formador de gerações de médicos, o Dr. João Cândido participou de várias solenidades de recepção aos novos médicos, passando mensagens de orientação para carreira a partir de suas experiências. Numa delas, em junho de 2019, manifestou: “É um imenso prazer poder ver esses jovens que estão iniciando a carreira com entusiasmo. Tenho certeza de que exercerão a Medicina ética, considerando que a nossa profissão é um sacerdócio. Nosso dever é levar conforto tanto aos pacientes que atendemos como a seus familiares. Vivemos uma época em que, todos os dias, descobrem-se coisas novas que facilitam a nossa profissão, mas, ainda assim, é preciso muito estudo e perseverança para ser um bom médico.”

O médico é uma das personalidades presentes no acervo do projeto “Memórias Paraná”, do jornalista e advogado Luiz Renato Ribas. E, 2015, ele concedeu entrevista em que conta um pouco de sua trajetória. O texto pode ser conferido AQUI. O vídeo também está disponível no canal do YouTube (confira AQUI).

Em outubro de 2017, em meio às comemorações do Dia do Médico e da passagem dos 135 anos da história da medicina paranaense, ocorreu o lançamento do livro “Quem é você”, extraído do projeto “Memórias” e que tinha o Dr. João Cândido como uma das 10 personalidades. Na ocasião, em evento realizado no Clube Curitibano, o CRM-PR conferiu ao médico ilustre diploma de “Moção de Aplausos”. O ex-conselheiro Ehrenfried Wittig fez a entrega da comenda.

O Dr. João Cândido atuou em quase todos os hospitais de Curitiba. No primeiro governo de Moisés Lupion ele tinha sido nomeado diretor do então hospital de crianças. Ao lado de alguns colegas, ajudou a fundar a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe. 

Nota da Santa Casa

“É com profundo pesar que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba recebe a notícia do falecimento do Dr. João Candido Ferreira Cunha Pereira, aos 94 anos, nesta quarta-feira, 15 de novembro, em Curitiba. Dr. João Candido deixou um legado inesquecível como médico, educador e líder comunitário. Sua trajetória na medicina, foi marcada por uma carreira dedicada à saúde e ao bem-estar da comunidade paranaense.

Pelos méritos de importante liderança paranaense, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ocupou o alto cargo de presidente desta instituição, demonstrando seu compromisso com a lisura no trato da coisa pública. Como irmão da Irmandade, seu comprometimento e dedicação foram fundamentais para o fortalecimento de nossa missão. Por mais de uma vez foi nomeado vice provedor da instituição, prestando relevantes serviços. Sua contribuição para a medicina e a educação médica, como professor e médico em diversas instituições, demonstra um compromisso com o conhecimento e a formação de futuros profissionais.

Morreu exercendo o alto cargo de Conselheiro de Administração desta entidade, onde era estimado por todos. Dr. João Candido deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da medicina. Neste momento de dor, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba se solidariza com familiares, amigos e colegas. Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios