17/06/2015

Pesar com a morte do Prof. Ricardo Rydygier de Ruediger

Era o primeiro médico do Siate e tinha sido homenageado no final de maio, no 25º aniversário do serviço

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Ricardo faleceu aos 59 anos (Foto: Divulgação AEN-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico Ricardo Rydygier de Ruediger (CRM 7442), aos 59 anos de idade. Filho do Dr. Ludovico Miroslau Rydygier de Ruediger (593), já falecido, o Dr. Ricardo deixa viúva a também médica Dra. Telma Campanholo Busetti Rydygier de Ruediger (9686), gineco-obstetra, e dois filhos. No final de maio último ele tinha sido um dos homenageados na passagem do 25º aniversário do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), por se constituir no primeiro médico do projeto pioneiro no País e que já registra mais de 300 mil atendimentos somente na Grande Curitiba. Ele também foi conselheiro desta casa na gestão 1993-1998.

Especialista em cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia e cirurgia geral, o Dr. Ricardo fez carreira acadêmica na Faculdade Evangélica do Paraná. Foi professor do Curso de Medicina da instituição e preceptor dos alunos de residência médica no Hospital Evangélico de Curitiba. Em fevereiro último ele teve diagnóstico de câncer no pâncreas e deste então estava em tratamento, fazendo quimioterapia. Faleceu no domingo à noite no Hospital São Vicente e a cerimônia fúnebre ocorreu ao final da manhã de segunda-feira.

O governador do Paraná, Beto Richa, emitiu nota de pesar, destacando que o pioneirismo do doutor Ricardo contribuiu muito para a evolução do serviço, que já salvou inúmeras vidas. “Foi um profissional profundamente comprometido com o Siate e aplicava em seu trabalho um sentido social inerente ao exercício da Medicina”, disse o governador, que complementou: “O doutor Ricardo foi um dos fundadores do Siate, modelo de atendimento emergencial no País, e a sua morte deixa de luto toda a comunidade da saúde pública no Estado do Paraná”.

Natural de Curitiba, o médico tinha sido contratado em 20 de janeiro de 1989 pelo Siate, tendo participado de toda a fase de planejamento e concepção do serviço, onde trabalhou até março deste ano. Ao seu lado estiveram, dentre outros médicos, os Drs. Luiz Carlos Sobânia, Vinicius Filipak, que é o segundo médico mais antigo no Siate; Ricardo Sprenger Falavinha e Edison Vale Teixeira Júnior.

O colega Vinícius Filipak, coordenador da Rede Paraná Urgência, afirma que Ruediger foi um exemplo de profissional sério e dedicado, que lutou até o final da vida para o fortalecimento do serviço que ajudou a criar. “Não podemos falar do Siate sem falar no doutor Ricardo. Tive a oportunidade de trabalhar com ele durante anos e, com certeza, foi um grande aprendizado", disse Filipak. De acordo com o coordenador médico do Siate, Edison Texeira, o sentimento é de tristeza, mas também de gratidão. “Ele sempre teve o respeito de toda a nossa equipe. O trabalho que desempenhou teve reflexo direto na credibilidade que o Siate tem hoje junto à população”, destacou. O ex-presidente da Associação Médica do Paraná, Jurandir Marcondes Ribas, amigo pessoal e de trabalho por muitos anos na Faculdade e Hospital Evangélico, também expressou sem sentimento de pesar pelo desaparecimento de um grande nome da Medicina paranaense.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios