11/08/2023
Tinha 94 anos e 69 de formação em Medicina pela UFPR. Era filho do pioneiro da neurologia no Paraná e pai do também psiquiatra Octávio Neto. Despedida ocorre nesta sexta (11), com homenagens da classe médica e do Athletico Paranaense, que presidiu nos anos 1970
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Octávio Augusto da Silveira (CRM-PR 133), de tradicional família curitibana expoente da Medicina e do Direito. Especialista em psiquiatria e eletroencefalografia, o Dr. Octávio tinha 94 anos de idade 69 anos de graduação em pela Universidade Federal do Paraná. Faleceu no INC (Ecovile), em Curitiba, durante a madrugada desta sexta-feira (11). O corpo será velado na Capela Turquesa, da Vaticano, e a despedida está marcada para 16h30 desta sexta no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba.
Natural de Curitiba, onde nasceu em 7 de julho de 1929, o Dr. Octávio era filho do também médico e professor Octávio da Silveira (1895-1966), considerado o pioneiro da neurologia no Paraná e do movimento médico, sendo um dos fundadores do Sindicato Médico, além de estar à frente do primeiro hospital psiquiátrico no Estado (Nossa Senhora da Luz). O Dr. Octávio Augusto era irmão do também médico Carvílio da Silveira (CRM-PR 156), especialista em patologia/medicina laboratorial, falecido em julho de 2013, aos 93 anos; e do procurador de Justiça Antero da Silveira, falecido em janeiro de 2018, aos 88 anos.
Casado com a Sra. Maria Aparecida Carvalho da Silveira, o Dr. Octávio Augusto tinha três filhos, dentre eles o também médico Octávio da Silveira Neto (CRM-PR 10.413), formado em 1986 pela UFPR e especialista em psiquiatria, neurologia, neurofisiologia e medicina esportiva, diretor da clínica Prof. Dr. Octávio da Silveira. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Octávio Augusto e o respeito pela sua trajetória de zelo à ética médica. Em 2004, quando completou 50 anos de formado, o médico tinha recebido do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional por seu histórico exemplar. A entrega ocorreu em meio às comemorações do Dia do Médico e coube ao filho, Dr. Octávio Neto, fazer a homenagem.
Formado em 18 de dezembro de 1954 pela Federal do Paraná, o Dr. Octávio Augusto da Silveira foi um dos primeiros médicos a se registrar no então recém-fundado CRM-PR, em 12 de agosto de 1958. Depois de se especializar em Ribeirão Preto (SP), o médico seguiu na psiquiatria e foi um dos 25 sócios-fundadores da então Sociedade Paranaense de Psiquiatria (hoje Associação), em 23 de junho de 1967. Atuou no Hospital Nossa Senhora da Luz, seguindo os passos do pai, e ainda participou dos primórdios da sistema cooperativo da Unimed no Paraná. Manteve consultório particular até encerrar as atividades.
Além de médico e ativo participante dos movimentos médicos, o Dr. Octávio Augusto nutria grande paixão pelo futebol, sendo torcedor do Athletico Paranaense, time no qual chegou a jogar como meia no juvenil e depois no amador, até 1954, quando concluiu a formação. A participação nas atividades do clube foi tão intensa que ele seria alçado à presidência, em 1974 e ficando no cargo até o ano seguinte. “Presidir o Atlético foi uma das coisas mais emocionantes que fiz na minha vida”, contou em certa feita o médico, como consta do portal do clube de futebol, que destaca uma passagem do ano de 1966, quando teria custeado com seu dinheiro o pagamento dos salários atrasados dos jogadores para que o time entrasse em campo.