03/06/2022
Tinha 78 anos de idade e 52 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Concentrou toda sua vida profissional na cidade de origem, na região de Guarapuava
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. João Maria Mendes de Lima (CRM-PR 2.765), o primeiro cidadão pinhãoense a se tornar médico. Ele tinha 78 anos de idade e 52 de formação pela Universidade Federal do Paraná. Internado dia 27 de maio no Hospital São Vicente, de Guarapuava, devido a problemas respiratórios, o Dr. João Maria faleceu no dia 1° de junho. O corpo foi velado na capela municipal e o sepultamento ocorreu na manhã deste dia 2 de junho no Cemitério Municipal de Pinhão.
Inúmeras manifestações de solidariedade e pesar foram registradas na comunidade pinhãoense, inclusive da Prefeitura e da Câmara Municipal. O médico deixou três filhos: Rodrigo, Rodriane e Maria Gabriela e uma legião de amigos. Em 9 de dezembro de 2019, na última sessão ordinária do legislativo municipal, o Dr. João Maria foi homenageado, recebendo o título de Cidadão Benemérito de Pinhão, cidade do Centro-Oeste onde nasceu em 23 de novembro de 1943.
Depois de se formar em 17 de dezembro de 1969 pela UFPR, o Dr. João Maria retornou à cidade natal, tendo atuado como médico do serviço público federal e também municipal. Estava registrado no CRM-PR desde 9 de novembro de 1970. O município de Pinhão foi foi fundado em 15 de dezembro de 1964, deixando de ser distrito de Guarapuava.