26/04/2022
Natural da Lapa (PR), ele tinha 93 anos de idade e mais de 68 de formado pela UFPR. Em 2003, ao completar 50 anos de atividade, recebeu o Diploma de Mérito Ético pelas mãos dos dois filhos médicos
O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Adhemar Ribeiro de Campos (CRM-PR 609), especialista em anestesiologia e um dos fundadores e integrante das primeiras diretorias da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA). O médico, de 93 anos de idade e mais de 68 anos de formação, faleceu nesta terça-feira (26) no Hospital Evangélico-Mackenzie, em Curitiba. O corpo será velado na capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, onde será realizado o sepultamento às 11h30 desta quarta-feira (27).
Natural da Lapa (PR), onde nasceu em 18 de março de 1929, o Dr. Adhemar era filho de Hortência Maria Eliza Chiorato de Campos e do Dr. Manoel Ribeiro de Campos. Formou-se em dezembro de 1953 pela Universidade Federal do Paraná, fazendo parte do primeiro grupo a se registrar no Conselho de Medicina do Paraná, em outubro de 1958. Casado com a Dra. Therezinha Izabel Camargo de Campos (CRM-PR 608), já falecida, especialista em ginecologia e obstetrícia e que foi diretora regional da Medical Women's International Association, deixa dois filhos também médicos, a Dra. Maria Beatriz de Campos (CRM-PR 5.582), gineco-obstetra com 45 anos de atuação, e o Dr. Manoel Ribeiro de Campos (CRM-PR 8.144), cirurgião geral formado há 40 anos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.
Ao lado dos Drs. José Ephisio Bigarelli e Pedro Napoleão Adam Machado, o Dr. Adhemar Ribeiro de Campos fez parte da equipe do Prof. Carlos Henrique Jacob, com formação na Argentina e que atuou nos hospitais São Lucas, Nossa Senhora do Rosário e Evangélico. Os primeiros títulos de especialista em Anestesiologia foram emitidos ainda na década de 1950, através do então Departamento de Anestesiologia da Associação Médica do Paraná, que precedeu a SPA, fundada em 16 de outubro de 1967 e que teve como primeiro presidente o Dr. Farid Sabbag. O Dr. Adhemar foi o 1° Orador da diretoria inaugural.
Em 2003, quando completou 50 anos de formado, o Dr. Adhemar foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Na solenidade do Dia do Médico, coube à esposa e os dois filhos médicos do Dr. Adhemar fazer a entrega da comenda.