18/01/2017

Pediatras revivem data do resultado do vestibular meio século depois

Grupo se reuniu na Boca Maldita, mesmo lugar em que comemoraram há 50 anos

Em 16 janeiro de 1967 era realizado, na Boca Maldita, em frente ao Bondinho, o trote de Medicina da UFPR, na época Universidade do Paraná. Esta semana, exatamente 50 anos depois, já médicos consagrados, alguns deles membros da Sociedade Paranaense de Pediatria, se reuniram novamente para comemorar o dia que consideram um dos mais importantes de suas vidas: a entrada na universidade.

Organizado pelo pediatra Armando Salvatierra, membro da diretoria da SPP, chamado carinhosamente pelos colegas de agregador, este encontro representou para ele uma forte emoção. “Nos reunimos com frequência, mas dessa vez, me senti como naquele dia; uma ansiedade que logo sucedeu intensa euforia”, disse.

clique para ampliar>clique para ampliarGrupo comemorou os 50 anos de aprovação no vestibular para Medicina. (Foto: Divulgação)

Henrique Liberato Salvador apareceu fantasiado para não ser reconhecido, mostrando que o tempo passa, mas a irreverência e bom humor continuam os mesmos. “Nos meus encontros com os colegas de turma médica sempre aprontei”, relembra o médico, que se especializou em Otorrinolaringologia. Nesse clima descontraído, com muitos sorrisos e abraços, as recordações daquele dia eram revividas.

Em clima nostálgico estava também Alceni Guerra, autor da emenda da licença-paternidade, foi um dos autores do Estatuto da Criança e do Adolescente e ministro da Saúde. Para ele, a alegria do momento da aprovação no vestibular foi revivida neste encontro com os colegas meio século depois. “Foi um dos dias mais comemorados da minha vida”, lembra.

Giovanni Loddo, que foi por dez anos diretor do Hospital de Clínicas da UFPR, considera o grupo de colegas da faculdade parte de sua família. “Sempre que posso estou com eles, temos um grupo menor de 15 pessoas que se encontra mensalmente”, diz Loddo, que já está se preparando para o próximo grande encontro, que será em Foz do Iguaçu, dia 10 de outubro, para comemorar a data da formatura, que ocorreu em 1972.

Outros pediatras presentes ao encontro

Armando Salvatierra
Aroldo Mota
Carlos Renato D’Avila
Lauro Lobo Alcântara
Marcos Parolim Ceccatto
Nelson Rosário Filho
Paulo Scireia
Roberto Pinotti
Rosangela Tironi

Fonte: Sociedade Paranaense de Pediatria

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios