07/10/2013

Pediatras realizam atividades práticas para orientar mães sobre o aleitamento materno

Ação social será realizada do dia 9 ao dia 11 de outubro, como parte da programação do Congresso Brasileiro de Pediatria

clique para ampliar>clique para ampliarAleitamento materno (Foto: CRM-PR)

Uma campanha de estímulo ao aleitamento materno será destaque entre as ações sociais do Congresso Brasileiro de Pediatria. Em tendas instaladas no Expotrade Convention Center, local do evento, pediatras mostrarão como deve ser feita a amamentação de forma adequada e tirarão as principais dúvidas das mães.

A campanha, simbólica, é uma parceria com o Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PROAMA) e o seu objetivo é e conscientiza-las de que o aleitamento materno é o melhor dos alimentos. Funciona como uma espécie de medicamento, protegendo a criança contra doenças que podem até matar.

Estudo recente divulgado pela ONU, comprovou que a amamentação, na primeira hora, reduz em 22% a mortalidade em recém-nascidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por si só, reduziria em até 13% a mortalidade infantil no Brasil. O índice representa 7.800 mortes a menos de crianças a cada ano.

A Dra. Claudete Closs, coordenadora da ação e do PROAMA, informa que o benefício mais conhecido do leite materno é o nutricional. Até os 6 meses, o bebê encontra todos os nutrientes de que necessita no leite da mãe. Água, chás e sucos nesse período elevam o risco de infecções e dificultam a absorção dos minerais do leite pelo organismo do bebê. A amamentação ajuda no desenvolvimento da afetividade - em razão do contato com a mãe - e da inteligência.

Principais orientações que serão repassadas às mães

Conhecer a importância da primeira mamada
Como posicionar o bebê ao amamentar
A importância do colostro
O que fazer quando amamentar dói
Dicas importantes às mães que não querem amamentar porque sentem dificuldades
A importância do pai na amamentação
Aprender as dicas do Ministério da Saúde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios