23/10/2018

Pediatras homenageados pela Sociedade na passagem do Dia do Médico

Foram reverenciados profissionais que se destacaram na especialidade e também enquanto professores e dirigentes

A Sociedade Paranaense de Pediatria realizou na noite de 18 de outubro, na Associação Médica do Paraná, jantar de confraternização pela passagem do Dia do Médico. Na oportunidade, foram homenageados pediatras que, ao longo de sua trajetória se destacam na especialidade, incluindo alguns dos ex-presidentes e professores. Ainda ocorreu o lançamento da campanha “Meu médico é um pediatra” e do atlas “Pediatria de A a Z”.

A cerimônia festiva foi conduzida por membros da diretoria atual da Sociedade, tendo à frente a presidente Dra. Kerstin Taniguchi Abagge. Dentre os homenageados, que receberam uma placa alusiva, os Drs. Luiz Ernesto Pujol, Wilmar Mendonça Guimarães e Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ex-presidentes do CRM-PR e que também compuseram as diretorias da SPP. Os Drs. Wilmar e Donizetti foram presidentes da Sociedade, o primeiro no período de 1996 a 1997 e o segundo de 2000 a 2001.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem aos pediatras na sede da AMP. (Foto: Sheila Kay)

O Dr. Diether Henning Garbers (CRM-PR 187), formado em 1953 pela UFPR e que presidiu a Sociedade em dois períodos (1965 e 1994), também foi reverenciado na solenidade, sendo representado por um dos filhos médicos. Ainda foram homenageados os Drs. Luiz de Lacerda Filho, Marcos Parolim Ceccatto, Leide Parolin Marinoni, Armando Salvatierra Barroso, Alfredo Lohr, Dorivan Celso Nogueira, Gastão Pereira Cordeiro Filho, Isac Bruck, José Leon Zindluk, Milton Macedo de Jesus, Mitsuro Miyaki, Nelson Rosário Filho e Waldecir Vedoato

Durante o evento, a presidente fez balanço dos três anos em que esteve à frente da SPP, citando a organização de dois eventos internacionais, três congressos nacionais de especialidades pediátricas e vários eventos científicos. Destaques para o "UpToDate em Pediatria" e para o Congresso Paranaense de Pediatria, que contou com 500 participantes e a presença especial dos magistrados João Pedro Gebran Neto e Sérgio Moro, como palestrantes do "Fórum de Doenças Raras". 
A Dra. Kerstin Taniguchi Abagge enfatizou, ainda, a atenção dada aos médicos de todo o estado, por intermédio dos cursos itinerantes de reciclagem e atualização em Pediatria e ressaltou o alcance social das campanhas desenvolvidas pela entidade. Entre as principais, citou o "Conecte-se ao que importa", em parceria com o Dedica e Hospital de Clínicas da UFPR; "Image Gently", ação mundial implantada no Brasil pela SPP e que acaba de ser adotada em nível nacional com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria e demais entidades. Destacou ações como o "Clube da Dermatite", que proporciona educação sobre a dermatite atópica aos pacientes e aos seus pais, bem como o trabalho constante de aproximação com a comunidade leiga, por meio de atividades como o "Pediatria na Praça". 
Porta-voz dos homenageados
O Dr. Armando Salvatierra foi o porta-voz dos homenageados pela SPP. Ele disse que é muito gratificante ser reconhecido especialmente realizando um trabalho do qual você adora. Para ele, as crianças o movem a continuar lutando e atuando em Pediatria. Considera-se abençoado e agradecido. Comparou o momento, guardadas proporções, ao da entrega de um Oscar. E finalizou que tal reconhecimento só aumenta a responsabilidade do pediatra para com a criança e a sociedade. 
Para o Dr. Donizetti Giamberardino Filho, é preciso reconhecer também o trabalho daquele pediatra definido por ele como "invisível", que atua diretamente nos plantões, "que é um médico técnico, um profissional acima de tudo humanitário, uma pessoa que cuida de pessoas. Um ator social que, em sua visão, merece todo o reconhecimento da comunidade". O Dr. José Leon Zindluk disse estar emocionado pelo que considerou uma "magnífica e afetuosa" recepção, pela "oportunidade de reencontros que causam mais emoções". Acrescentou que "vocês todos foram muito especiais, pois conseguiram atenuar a formalidade comum nessas situações. 
O Dr. Milton Macedo considerou fundamental dividir a homenagem com os ex-presidentes, professores membros do quadro da Sociedade Paranaense de Pediatria, que valorizam a educação médica continuada. O Dr. Nelson do Rosário Filho lembrou o crescimento pelo qual passou a SPP, especialmente com a construção da nova sede e com a criação de vários departamentos científicos. Disse que foi partícipe deste importante momento que contribuiu para a ciência e para a educação de várias gerações de especialistas. 
Fundação da Sociedade

A Sociedade Paranaense de Pediatria foi fundada em Curitiba com a denominação de “Sociedade de Pediatria do Paraná” no dia 25 de março de 1934, pelos doutores Cesar Pernetta, Homero de Mello Braga, Julio Moreira, Garcez do Nascimento, Otavio da Silveira, Mario Gomes, Carlos Moreira, Raul Carneiro, Álvaro Pinto, Libanio Cardoso, Heitor Borges de Macedo, Antonio Amarante, e os então acadêmicos de medicina Waldemar Monastier, Bruno Feliciano de Castilho, Mansur Feres, Leniro Ribeiro Bittencourt, Acir Caron Picanço, Alcides Silva, Fausto de Castro Guimarães e Ito Carias de Oliveira. Reunidos no salão nobre do Hospital de Crianças de Curitiba, a Diretoria foi assim constituída: presidente o Prof. Cesar Pernetta; vice-presidente o Prof. Julio Moreira; secretário o acadêmico Waldemar Monastier e tesoureiro o acadêmico Bruno Feliciano de Castilho.

Nova denominação

Em setembro de 1948, um movimento de união em torno da Associação Médica do Paraná determinou o surgimento da “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná” sendo seus diretores os Profs. Irineu Antunes e Waldemar Monastier.
No ano de 1952 ocorreu a mudança da denominação “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná” para “Departamento de Puericultura e Pediatria da Associação Médica do Paraná”, cujo Presidente foi o Dr. Aroldo Beltrão. Sucedem-se então gestões de inúmeros Presidentes: Álvaro Teixeira Pinto (1953 e 1954); Plínio de Mattos Pessoa (1955 e 1966); Oriente Franco de Godoy (1960); Domício Costa (1961), Renato Seiler de Camargo (1962); Helio Figueiredo Freire (1963) e Luiz Fenando Beltrão (1964).

Reorganização estatutária

Em 24 de Novembro de 1965 reorganização estatutária determina o surgimento do nome “Sociedade Paranaense de Pediatria” e o Presidente da Associação Médica do Paraná à época, Dr. Gastão Pereira da Cunha, hipotecou apoio para o movimento de emancipação e o então “Departamento de Puericultura e Pediatria” passa a ser administrado e incorporado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e presidida pelo Dr. Diether Henning Garbers que exerceu com extrema devoção e empenho até o ano de 1994, tornando esta a Sociedade de especialidade que detém o maior número de associados dentre todas as demais congêneres.

Primeiros títulos de especialistas

Em 28 de Junho de 1967, em cerimônia especial foram entregues os 40 primeiros Títulos de Especialista em Pediatria concedidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Na data de 15 de Setembro de 1969, a Sociedade Paranaense de Pediatria é reconhecida como de Utilidade Pública pelo Estado do Paraná, através a Lei nº5.999, publicada em Diário Oficial nº162.

No ano de 1969 graças à realização do XVI Congresso Brasileiro de Pediatria e seus resultados altamente positivos, possibilitaram a aquisição da primeira sede própria dessa entidade, inaugurada em 26 de Setembro de 1970, localizada à Rua 13 de Maio nº 843.

Nova sede

A partir do ano de 1994 sucederam-se as Diretorias : Nelson Augusto Rosário Filho (1994/1995); Wilmar Mendonça Guimarães (1996/1997); João Gilberto S. Mira (1998/1999); Donizette Dimmer Giamberardino (2000/2001); Eliane Mara Cesáreo Pereira (2002/2007); Aristides Schier da Cruz (2007/2010); Darci Bonetto (atualmente com mandato de 2011 a 2013).

Nas gestões de Nelson Augusto do Rosário e Wilmar Mendonça Guimarães tornou-se viável a compra de terreno e construção de uma nova sede, inaugurada em 8 de Abril de 1998, localizada à Rua Desembargador Vieira Cavalcanti nº 550, contando com auditório para 250 lugares e espaço gourmet denominado Espaço Diether Henning Garbers em homenagem àquele que por 29 anos dirigiu e engrandeceu esta Sociedade de especialidade.

Regionalização

Em 1984 a SPP interiorizou as suas atividades, setorizou eventos e atualização científica, aproximando pediatras do interior dos da capital. Surgiram polos nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel (criada durante a gestão do Dr. Lincoln Freire), Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Academia Paranaense de Pediatria

No ano de 2008, em 25 de março, foi fundada a Academia Paranaense de Pediatria (APP) com as finalidades de assessoramento em assuntos médicos, sociais e políticos, preservar e divulgar a SPP em todo o país, instituir prêmios para trabalhos científicos, criar e publicar edições científicas e, manter intercâmbios sócio-culturais com entidades congêneres no Brasil e no exterior. Sua primeira diretoria foi composta pelos acadêmicos: Presidente Diether Henning Garbers, Vice-Presidente Rômolo Sandrini Neto e Secretário Mitsuru Miyaki.

Conceitos

Desde o seu surgimento, a Sociedade de Especialidade Pediátrica no Estado do Paraná contou com a efetiva participação de inúmeros médicos que, com marcada consciência social e ética, participaram e participam dos inúmeros eventos científicos e educacionais que protegem o bem estar global da população infantil, atuando na elaboração e execução de políticas públicas a todos os níveis, promovendo campanhas de esclarecimentos à população e organizando didaticamente os imensuráveis avanços da medicina para que seus associados estejam sempre atualizados e disponíveis ao melhor e mais humanizado atendimento à infantoadolescência.

Fonte: Portal da SPP.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios