01/08/2022
Prestes a completar 91 anos de idade e 62 de formado, reside atualmente no litoral de Santa Catarina. O reconhecimento é por sua trajetória como cidadão, médico e esportista
O médico pediatra, mestre de xadrez e escritor Mauro de Athayde (CRM-PR 1.585) foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba, cidade onde concentrou a sua carreira profissional, e na de Lages, cidade catarinense onde nasceu. O Dr. Mauro está prestes a completar 91 anos de idade e 62 de formado pela Universidade Federal do Paraná. Exerceu a função de médico do serviço público estadual e federal e se aposentou em 2001, atuando mais alguns anos em consultório particular antes de se radicar em Balneário Camboriú (SC).
As homenagens ao Dr. Mauro de Athayde ocorreram logo depois de ele ter lançado, em 11 de junho último, o livro “Memórias: o xadrez na minha vida – 50 partidas”, obra onde expõe a sua trajetória e paixão pelo esporte. Como enxadrista, foi hexacampeão paranaense e tricampeão universitário pela equipe da UFPR, nas décadas de 1950 e 1960. Foi ainda vice-campeão brasileiro de 1963, sem sofrer derrota, e depois 3° lugar no Campeonato Sul-Americano. Participou em Curitiba, em 1971, da inauguração do tabuleiro gigante de xadrez, quando fez partida de exibição com o então campeão brasileiro Henrique Mecking, o Mequinho. Teve presença marcante no Clube de Xadrez Erbo Stenzel até 2008, quando se afastou por problemas de saúde.
Natural de Lages, onde nasceu em 14 de novembro de 1931, o Dr. Mauro estudou no Colégio Diocesano de sua cidade e serviu o Segundo Batalhão Rodoviário. Com 22 anos mudou-se para Curitiba, onde iniciou os estudos em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formou-se em 1960. Obteve o título de especialista em Pediatria em 1963, pela Policlínica de Botafogo, no Rio de Janeiro. Iniciou como pediatra no serviço público estadual em 1969 e como médico de INSS em 1980. Em 2010, em meio aos festejos do Dia do Médico, ele foi condecorado pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos de atividade com histórico exemplar.
Casado em 1961 com a advogada Eunice Ferreira de Athayde, é pai de Miriam e Simone. O médico está registrado no CRM-PR desde fevereiro de 1965.
Em proposição do vereador Herivelton Oliveira (Cidadania), médico e enxadrista recebeu votos de “congratulações e aplausos” pelo Legislativo de Curitiba em 8 de junho. Depois, na noite de 20 de julho, foi a vez de ser homenageado em sua cidade natal, em proposição da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e com aval unânime dos demais pares. A cerimônia foi bastante prestigiada e, na oportunidade, foi apresentado um audiovisual contando a história de Mauro, com depoimentos de amigos e familiares. Houve entrega de diploma.
Em sua fala, o pediatra aposentado agradeceu e fez menção ao seu amor por Lages. “Quero agradecer a vereadora pela iniciativa e aos seus pares, desejo a eles uma profícua gestão para que sempre façam o melhor pela cidade. Mesmo morando fora, nunca deixei de ter contato com essa terra e sempre acompanhei os acontecimentos”.