28/10/2021
Falecido em fevereiro, o Dr. Valmir Pineli Alves estava prestes a completar 73 anos de idade. Natural de Anápolis (GO) e formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1971, estava no Paraná desde 1984
O Conselho de Medicina do Paraná realizou em 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que neste 2021 teve a sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube (confira vídeo AQUI), o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19 e os médicos falecidos em 2021, a diplomação dos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.
Pioneiros que servem de exemplo aos que ingressam na formação, que se iniciam ou estão em atividade, 121 médicos diplomados há meio século receberam a homenagem do Conselho de Medicina, quatro deles in memoriam. O pediatra Valmir Pineli Alves (CRM-PR 9.048) faleceu em fevereiro deste ano em Foz do Iguaçu, vítima da Covid-19 (saiba mais AQUI). Estava prestes a completar 73 anos de idade. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1971, tinha títulos de especialista em pediatria, administração hospitalar e medicina preventiva e social. Era natural de Anápolis (GO) e estava registrado no Conselho do Paraná desde fevereiro de 1984. Tinha sido diretor técnico e clínico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. O Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a Medicina foram entregues à esposa dele, Sra. Elizabeth de Oliveira Miranda Alves.
O pediatra tinha sido internado em 1° de fevereiro e faleceu na madrugada de 18, no Costa Cavalcanti. O hospital emitiu nota de pesar e destacou que, "querido por todos, Dr. Valmir Pineli será lembrado por seu profissionalismo, mas principalmente, ficará na memória de quem o conhecia pela alegria de viver, pelo riso contagiante, e por ser um ser humano sensível e amável com todos". Neste ano, foi o único entre os mais de 700 médicos de Foz a receber a distinção pelo Jubileu de Ouro.
Já a premiação da Medalha de Lucas alcançou este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.