13/05/2014
O médico, que é coinventor da vacina para o rotavírus, explica como as campanhas contra o uso de vacinas podem trazer à tona doenças já extintas ou controladas
Em entrevista para o repórter Jorge Pontual, no programa Milênio, na Globo News, o pediatra e infectologista americano Paul Offit falou sobre o mito e realidade na medicina alternativa.
O médico, que é coinventor da vacina para o rotavírus, explica como as campanhas contra o uso de vacinas podem trazer à tona doenças já extintas ou controladas. “Cidades estão enfrentando epidemias de doenças antes extintas devido a campanhas contra vacinação feitas por celebridades, sem qualquer prova científica”, afirma.
A luta do médico é para demolir novos mitos como o suposto perigo das vacinas e uso indiscriminado de vitaminas e suplementos alimentares. “Não há nada pior do que ver uma criança adoecendo porque os pais se recusaram a vaciná-las. O papel dos pais é prover a maior segurança possível aos filhos. Quando escolhem não vacinar escolhem correr um risco desnecessário. A medicina é limitada, há muitas coisas que não podemos fazer. Mas isso [vacinação] nós podemos”, disse. Clique aqui e assista a entrevista completa.
Veja também o artigo do médico Marcus Zulian Teixeira sobre o uso de vacinas homeopáticas.