16/11/2017

Paraná premia unidades de saúde que se destacaram em 2017

Entrega de selos de qualidade começou pela região de Cascavel; CRM-PR cumprimenta os médicos e demais profissionais de saúde pela eficiência dos serviços

O Governo do Paraná realizou nesta quinta-feira (16), em Cascavel, a primeira etapa da entrega dos selos de qualidade a centenas de unidades de saúde que se destacaram no atendimento à população ao longo de 2017. A solenidade, que contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, marcou o início das premiações no Estado, que acontecerão nos meses de novembro, dezembro e janeiro nas 22 regionais de saúde.

clique para ampliar>clique para ampliarEntrega do selo de qualidade começou pela região de Cascavel. (Foto: SESA-PR.)

A iniciativa de conceder títulos de reconhecimento às equipes da atenção primária faz parte de um amplo processo de qualificação dos serviços básicos de saúde, que inclui a assistência ofertada nas unidades de saúde. “Temos que valorizar os profissionais que estão desempenhando um bom trabalho. Com este projeto, estamos apoiando experiências incríveis em diversas regiões. Quem ganha com isso é a população paranaense que tem acesso a um atendimento cada vez mais digno e resolutivo perto de casa”, ressaltou o secretário.

Durante o evento desta quinta, equipes de saúde de sete municípios do Oeste receberam o selo bronze de qualidade - o mais básico do conjunto de três categorias (bronze, prata e ouro). Além de Cascavel, que teve sete unidades de saúde contempladas, foram premiadas também unidades de saúde de Anahy (1), Iguatu (1), Lindoeste (1), Nova Aurora (1), Santa Tereza do Oeste (2) e Vera Cruz do Oeste (3).

Caputo Neto explica que a conquista destes selos deve ser motivo de orgulho para os profissionais. “Este projeto que adotamos propõe uma mudança no modelo de atendimento. É algo inovador, focado na organização dos processos de trabalho, com o objetivo de garantir a eficiência dos serviços e o bem-estar das pessoas”, relata.

Através de uma metodologia baseada no conceito de tutoria, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde acompanham, orientam e prestam consultoria às equipes das unidades que aderem ao projeto. Implantado em 2014, a iniciativa já está presente em 312 municípios, beneficiando 902 postos de saúde.

Ao todo, 457 deles estão passando pelo processo de avaliação da tutoria, que verifica o cumprimento de mais de 100 itens de qualidade para a obtenção dos selos. “Nossas equipes regionais estão nas cidades, visitando as unidades de saúde e finalizando a avaliação dos serviços. Um trabalho intenso, que com certeza resultará na certificação de centenas de unidades”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

CAPACITAÇÃO

Esta é a segunda etapa do componente de educação permanente do programa Apsus, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Os eventos atingiram mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná.

A intenção é dar condições para que as equipes de saúde possam implantar diretrizes elencadas nas linhas-guias e protocolos preconizados pelo Governo do Estado. “O elemento humano é o vértice mais importante do tripé que sustenta os nossos programas estratégicos. Obras e equipamentos são essenciais, mas quem realmente faz a diferença na saúde são as pessoas. Por isso, investimos muito na capacitação das equipes”, declara Gevaerd.

Segundo o secretário de saúde de Cascavel, Rubens Griep, o projeto de tutoria cumpre um papel fundamental na união da equipe. “No início é um desafio muito grande, mas no fim percebermos que traz ganhos inestimáveis para o atendimento da população. E hoje, depois de muito trabalho e graças ao empenho das nossas equipes, conseguimos certificar sete unidades. Algo que nos orgulha muito, tendo em vista que estamos no primeiro ano de gestão”, enfatizou.

Para o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, a certificação dos serviços do município reforça o compromisso da atual administração com o fortalecimento da base do sistema de saúde. “Mais de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção primária. Por isso, temos priorizado os investimentos nesta área, reduzindo a demanda encaminhada aos hospitais”, afirma.

Confira as unidades de saúde premiadas na etapa de Cascavel:

Anahy
USF de Anahy

Cascavel
USF Santo Onofre
USF Santos Dumont
USF São João
USF São Salvador
USF Cidade Verde
USF Guarujá
USF Juvinópolis

Iguatu
UBS de Iguatu

Lindoeste
USF Alvorada do Oeste

Nova Aurora
USF de Nova Aurora

Santa Tereza do Oeste
UBS Helena Pvlak
UBS Olga Babacovi Redivo

Vera Cruz do Oeste
USF Bairro Jardim América
USF Bandeirantes
USF Centro

Fonte: SESA-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios