28/07/2016

Paraná inicia campanha de vacinação contra dengue em agosto

Iniciativa é a primeira das Américas e pretende vacinar 80% do público-alvo até o dia 31

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná inicia no dia 13 de agosto a campanha de vacinação contra a dengue. Ao todo, 30 cidades foram selecionadas para receberem as doses e a escolha foi baseada nos dados da dengue no Paraná, levando em conta a incidência de casos por número de habitantes, hospitalizações e registro de epidemias nos últimos cinco ciclos da doença (entre 2010 e 2015). Por isso, o foco da estratégia recaiu sobre apenas 7,5% dos municípios do estado.

Em 28 municípios, a faixa etária dos vacinados será entre 15 e 27 anos, sendo que em Paranaguá e Assaí, cidades em que a dengue tem incidência superior a oito mil casos por 100 mil habitantes, a imunização contemplará uma faixa etária maior, de 9 a 44 anos, correspondendo a 60% dos habitantes das duas cidades.

O “Dia D” será em 13 de agosto, porém a campanha vai até o dia 31. “O que precisamos e pedimos é que as pessoas que se enquadrarem nos grupos selecionados realmente compareçam, pois a vacina também tem uma proteção indireta, ou seja, vacinando 60% da população conseguimos proteger 90%”, explica o secretário estadual de Saúde em exercício, Sezifredo Paz. Nas demais cidades, em que 20% da população está no público-alvo, o alcance chega a 50% de imunização indireta.

A vacina é aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma, e começa a ter efeito a partir da segunda ou terceira semana após a aplicação. A previsão da SESA é, após a etapa de agosto deste ano, aplicar a segunda dose em fevereiro de 2017 e a terceira em agosto do ano que vem.

Contraindicada para gestantes, nutrizes e pessoas com doenças que causam depressão imunológica, a vacina contra a dengue é constituída do vírus atenuado e gera imunidade para os quatro tipos existentes. Ela é aplicada na forma subcutânea e é pouco dolorida. Ainda de acordo com o secretário, a efetividade varia entre 60 a 85% dependendo do tipo de vírus.

Pelo menos até 2017, não há previsão da SESA para que outras cidades sejam incluídas na campanha de vacinação pública.

Conheça os municípios que receberão a vacina:

Paranaguá
Foz do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Boa Vista da Aparecida
Tapira
Santa Izabel do Ivaí
Cruzeiro do Sul
Santa Fé
Munhoz de Melo
Marialva
Paiçandu
São Jorge do Ivaí
Maringá
Mandaguari
Sarandi
Iguaraçu
Assaí
Ibiporã
Jataizinho
Porecatu
Bela Vista do Paraíso
Cambé
Londrina
Sertanópolis
Leópolis
São Sebastião da Amoreia
Itambaracá
Cambará
Maripá

Fonte: CRM-PR com informações da Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios