Diante dos muitos questionamentos éticos, CRM-PR ressalta que deve sempre prevalecer o bom senso; veja a lista com os assuntos
mais procurados perante o Conselho
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)
tem recebido inúmeros questionamentos no que se refere a aspectos éticos do atendimento médico nesse
período de pandemia de COVID-19. Orientamos
que tanto os médicos do sistema privado quanto os do sistema público sigam as determinações dos
órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias
Municipais de Saúde) através seus meios próprios de comunicação, evitando o risco de caírem
na armadilha de fake news (veja no final da página os contatos oficiais desses órgãos).
No que se refere a aspectos éticos,
baseados nos questionamentos dos médicos paranaenses, recomendamos que o bom senso deve sempre prevalecer.
Confira a seguir a lista com os assuntos
mais procurados perante o Conselho e seus respectivos esclarecimentos:
1. Teleconsulta /Telemedicina
Contato para informações sobre o Coronavírus:
0800 644 6543 - opção 0 (zero)
Canal de checagem de informações (Fake
News) via WhatsApp: (61) 9-9289-4640
O Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos
com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de Unidades
de Saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.
Para baixar o app iOS clique aqui.
Contatos para informações sobre o Coronavírus:
(41) 3350-9000 (das 8h às 23h, todos os dias,
inclusive nos fins de semana)