24/10/2016

PUCPR inaugura em Curitiba o primeiro Banco Multitecidual do Brasil

Dentre os objetivos estão o desenvolvimento de novas tecnologias para a captação, preservação, fornecimento e transplante de tecidos

clique para ampliar>clique para ampliarSolenidade ocorreu na última sexta (21). (Foto: Edjane Madza)

A PUCPR inaugurou na última sexta-feira (21), o primeiro Banco Multitecidual do Brasil (BTH-Banco de Tecidos Humanos). O banco, que envolve tecidos cardiovascular, ocular e músculo esquelético, tem como objetivo selecionar doadores, captar, processar, armazenar tecidos de procedência humana e disponibilizá-los para fins terapêuticos e científicos. O Banco de Tecidos é fruto da parceria entre a Católica, Secretaria de Saúde e Irmandade da Santa Casa de Curitiba.

Como missão do BTH está o desenvolvimento de tecnologias de preservação e transplante, a captação, o processamento e o fornecimento de tecidos para atender as demandas e carências do setor nacional de saúde e contribuir para uma melhor formação dos estudantes da Universidade. De acordo com o Dr. Leon Gruppenmacher, diretor-geral do BTH, a Instituição é a primeira a englobar os três bancos em um só local. “A qualidade do tecido é maior e o processo de doação e recepção dos tecidos se torna mais rápido e fácil”, explica.

O evento de inauguração ocorreu no período da manhã na FTD Educação Digital Arena, estando integrada aos festejos comemorativos dos 60 anos da Escola de Medicina da PUCPR. O presidente do Conselho Regional de Medicina, Luiz Ernesto Pujol, foi um dos convidados de honra da cerimônia e, ao se manifestar, expressou “o júbilo pela determinação demonstrada por todos os envolvidos na concretização do projeto”. Disse ainda: “Imagino as dificuldades enfrentadas e vencidas para essa hercúlea vitória, fruto do empenho de muitos na transposição dos obstáculos burocráticos, técnicos e econômicos que tiveram de enfrentar”.

Mais adianta, assinalou que “a realização desse feito, com certeza, tem muitos nomes, e cada um deles deve servir de exemplo para acreditarmos que, mesmo diante de tantas adversidades pelas quais passamos neste país desgovernado, as vitórias do que é digno e necessário só dependem da vontade e perseverança de cada um levando à conquista algo tido antes como utopia. Parabéns à PUC no apoio à Medicina. Parabéns a cada um daqueles que deram o melhor de si à concretização desse serviço. Parabéns principalmente a todos aqueles pacientes que se beneficiarão desse trabalho”.

Serviço:

Os tecidos humanos podem ser usados somente por médicos, dentistas e hospitais devidamente cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (STN). O registro deve ser efetuado junto à Central de Transplantes de cada Estado. A relação pode ser conferida no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/transplante).

A distribuição dos tecidos obedece o sistema de lista única, conforme o capítulo V da Portaria 2.600, de outubro de 2009.

A solicitação dos tecidos pode ser feito pelos telefones (41) 3271-6336 ou 6339 ou por email (bth_adm@pucpr.br). Serão necessários dados como tipo e característica do tecido, nome do paciente e dados de rastreabilidade do mesmo, diagnóstico, procedimento a ser realizado, cirurgião responsável e contatos, estabelecimento onde será realizado o procedimento e data prevista para utilização.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios