24/10/2014

Ortopedistas celebram os 50 anos da SBOT-PR

Criação da entidade contou com nomes como Heinz Rücker, Osny Preuss e Luiz Carlos Sobania

Uma das mais influentes e antigas entidades reunindo médicos ortopedistas do país, com mais de 600 membros, a regional paranaense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia celebra nesta sexta-feira (24), os seus 50 anos de fundação.

Uma solenidade comemorativa será realizada no Mezza Notte Eventos a partir das 20h30. Entre as homenagens uma será especial, conferida ao professor Dr. Antonio Osny Preuss, um dos idealizadores da regional e o seu primeiro presidente.

A solenidade será marcada, ainda, por reconhecimento aos médicos que, em 2014, completaram 70 anos de idade. São eles: Dr. Geraldo de Freitas Filho, Dr. Gerson de Tavares Filho, Dr. João Souza Filho e Dr. Nelson Otsuka.

Um pouco da história

clique para ampliar>clique para ampliarInauguração da sede da SBOT-PR, em 1997; entre as autoridades o Dr. Edilson Forlin e Luiz Carlos Sobania. O primeiro foi presidente da regional e o segundo da entidade em nível nacional. (Foto: Divulgação)

O ano era de 1964. Em todo o Brasil eram realizados eventos itinerantes cujo objetivo era debater os primeiros passos da residência médica em ortopedia. O de Curitiba foi realizado no Hospital de Clínicas da UFPR, contando com a presença de algumas das principais autoridades em ortopedia do país.

Com a especialidade em ebulição, o professor Heinz Rücker, referência para várias gerações de ortopedistas, compartilhou com os colegas Osny Preuss  e Luiz Carlos Sobania a necessidade de o Paraná se fazer representar por uma regional congregando os seus médicos.  

Ao professor Osny foi delegada a tarefa de organizar a nova entidade. E ele o fez tão bem que, sem o seu trabalho a regional não existiria, de acordo com relato do Dr. Luiz Carlos Sobania. Já instituída oficialmente, em pouco tempo, no dia 02 de dezembro do mesmo ano, a SBOT-PR organizava o seu primeiro evento científico.

Dali para frente, a SBOT-PR notabilizou-se como entidade de vanguarda no país na difusão de conhecimento. Em seu primeiro grande evento, em forma de colóquio, que foi considerado um marco pelo formato pioneiro adotado, reuniu em Curitiba mais de 800 ortopedistas de todo o pais.

As três casas

Por muitos anos o Hospital de Clínicas da UFPR foi a casa da regional, até que o professor Osny Preuss conseguiu que a entidade passasse a ocupar uma sala na sede da Associação Médica do Paraná. Em 1997, graças à arrecadação obtida com um congresso brasileiro organizado pelos próprios ortopedistas, tendo à frente o Dr. Sobania, a entidade teve condições de adquirir a sua sede própria, à Rua Itupava, onde funciona até hoje.

Ela foi inaugurada na gestão do Dr. Edilson Forlin, responsável também por instituir oficialmente a entidade. Sua diretoria inovou nos eventos científicos, ao convidar pessoas de fora da ortopedia para falar sobre suas experiências, entre eles o Bernardinho do vôlei, que na SBOT-PR fez a sua primeira entre tantas palestras de sua bem sucedida carreira.

Com a nova sede foi possível a integração com os ortopedistas do interior e o surgimento dos vários clubes. O mais recente deles, que ratifica a condição de vanguarda da entidade, foi criado na atual gestão, como ação inédita entre as demais regionais, com o objetivo de permitir aos residentes interagir, expandir conhecimento entre os seus preceptores e colegas dos demais serviços.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios