12/09/2022
Médicos que atuam na região de divisa de PR e SC foram homenageados juntamente com a professora Terezinha Leony Wolff e jornalista e advogado Antônio Hugen Godoi
A Câmara de Vereadores de Porto União entregou na última sexta-feira (9), honrarias a quatro personalidades de Porto União. Títulos de Cidadão Benemérito foram entregues aos médicos Ayrton Rodrigues Martins (CRM-PR 4.660) e Maria Cristina Metzler (CRM-PR 7.191), ambos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, e ainda à professora Terezinha Leony Wolff. O título de Cidadão Honorário foi conferido ao advogado e jornalista Antônio Hugen Godoi.
A solenidade ocorreu no Clube 25 de Julho, em Porto União (SC), cidade que faz divisa com a paranaense União da Vitória. Dentre as autoridades que prestigiaram a solenidade estavam o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, e o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas. Também estiveram presentes o capitão Marcos Colla, do Corpo de bombeiros de Porto União, todo o legislativo do município e ainda o presidente da câmara de vereadores de União da Vitória, Cordovan de Melo Neto, além de familiares e amigos dos homenageados.
Quem são
O Dr. Ayrton Rodrigues Martins nasceu em 27 de maio de 1951, em Porto União. É filho do empresário Ayrton Andrade Martins e de Dona Olcinéia Rodrigues Martins. Casado com Márcia Regina Caus Martins e pai de dois filhos: Ayrton Andrade Martins Neto, também médico ortopedista (CRM-PR 24.339 e CRM-SC 20.337), e Rodrigo Caus Martins. Também avô de Maria Laura Andrade Martins.
O Dr. Ayrton é formado em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, tendo título de especialista em Ortopedia e Traumatologia e acumulando extensa participação em cursos, campanhas, congressos e conferências na área médica. Está registrado no CRM do Paraná desde janeiro de 1976 e no de Santa Catarina (CRM-SC 2.457) desde março de 1979.
O Dr. Ayrton acumula grandes realizações ao longo de sua extensa carreira e atuação na área de saúde do município de Porto União. Ele foi um dos fundadores da Delegacia de Fronteira do CRM em União da Vitória e Porto União, sucedida pela Representação Regional de União da Vitória, da qual ele é o diretor.
A Dra. Maria Cristina Metzler nasceu em 19 de novembro do ano de1955 no município de Porto União. É filha de Carlos e Iara Metzler. Formou-se em Medicina em 1980 pela Universidade Federal do Paraná, estando registrada no CRM-PR desde dezembro daquele mesmo ano. No Conselho de Santa Catarina (CRM-SC 3.358) está registrada desde dezembro de 1982. Iniciou suas atividades profissionais, como médica ortopedista, em janeiro de 1981, no Hospital de Caridade São Braz e no Hospital 26 de Outubro. Exerceu cargos diretivos no Hospital São Braz, como diretora clínica e também presidência da diretoria administrativa, contribuindo assim para a expansão estrutural e das especialidades médicas.
Realizou atividade profissional ambulatorial nos municípios vizinhos de Paula Freitas, São Mateus do Sul e no Cisvale de União da Vitória. Também atuou como médica perita nas Agências do INSS de Porto União e União da Vitória por mais de 15 anos. Há alguns anos integra o corpo clínico do SUS de Porto União, atendendo consultas clínicas ortopédicas e no recém-criado Ambulatório de Ortopedia/Traumatologia da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, além de exercer o cargo de diretora clínica da entidade.
A professora e escritora Therezinha Leony Wolf também é cidadã de Porto União, onde nasceu em junho de 1935. É assessora de cultura de Porto União e responsável pelo uso do Espaço Cultural Aníbal Khury em Porto União. O jornalista e advogado Antônio Hugen Godoi, nascido em agosto de 1952 em São Joaquim (SC), iniciou a carreira como radialista em Caçador, atuando depois nas Rádios Educadora e Colmeia, de Porto União. Atuou em nove rádios e três jornais da região. É autor de livros e mantém um portal de notícias.
Fonte: Portal da Cidade União da Vitória, com informações do CRM-PR.