25/10/2021
Formado pela Católica, em dezembro de 1971, o Dr. Milton Miguel Romeiro Berbicz é um dos 121 profissionais distinguidos com o Diploma de Mérito Ético em 2021, o único da cidade do Oeste paranaense
Na tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico de 2021, realizada no dia 17 de outubro, o Conselho Regional de Medicina do Paraná prestou homenagem a 121 profissionais que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar. Na 36ª edição anual do evento, que propõe a valorização dos profissionais e da medicina em prol da sociedade, um dos médicos pioneiros de Marechal Cândido Rondon recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a atividade.
O Dr. Milton Miguel Romeiro Berbicz (CRM-PR 3.238), especialista em ortopedia e traumatologia, recebeu as comendas em seu domicílio, pelo meio postal. Coube à esposa Dalva Ravasio fazer a entrega, que mereceu o devido registro fotográfico. Natural de Londrina, o médico concluiu seus estudos pela Católica do Paraná, em Curitiba, e concentrou quase toda a sua vida profissional em Marechal Cândido Rondon, cidade que tem um total de 104 médicos residentes – no Paraná são 31.447 médicos em atividade.
A cerimônia do Dia do Médico deste ano foi a segunda virtual, atendendo às recomendações e protocolos sanitários. Teve transmissão pelo canal YouTube do Conselho e o vídeo está disponível ao público. Além da diplomação dos médicos pelo jubileu de ouro, ainda houve a homenagem aos que faleceram este ano em meio à pandemia, o momento musical com apresentação de uma música clássica pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó Azevedo e, ainda, a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.
Quem recebeu este ano a Medalha de Lucas foi a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.