25/11/2008
O placar das escolas médicas no País
De 2000 a 2008 foram abertas 74 escolas médicas no País, sendo 57 delas - ou 77,02% - delas privadas, que se somam a outras
oito federais, oito estaduais e uma municipal. Isso significa que em menos de uma década foram abertos mais de 42% dos 175
cursos de Medicina hoje existentes e que fazem parte de uma história de 200 anos. As novas faculdades deste década acrescentaram
6.260 vagas, elevando o tal disponível anualmente para 17.214. O Paraná aparece em sexto lugar entre os Estados, com suas
nove escolas e 812 vagas para o primeiro ano, incluindo as 100 vagas da Faculdade Ingá (Uningá), de Maringá, em processo de
extinção, decisão do TRF da 1.ª Região, que impede abertura de processo seletivo.
Os números fazem parte da segunda edição da revista Escolas Médicas do Brasil, recém-lançada pelo Prof. Dr. Antonio Celso
Nunes Nassif, ex-presidente da Associação Médica do Paraná e da Associação Médica Brasileira. Em seu trabalho, que também
pode ser conferido no site exclusivo sobre o tema na internet (www.escolasmedicas.com.br), apresenta detalhes de todas as
faculdades e volta a defender um "Projeto Flexner Brasileiro", referindo-se ao marco da reorganização do ensino médico n América
do Norte. De 1906 quando o estudo começou nos Estados Unidos e Canadá, eles detinham 160 escolas em sua maioria com formação
deficiente. Trinta anos depois eram fechadas 94 cursos e outros tantos obrigados a se readaptar.
O Prof. Nassif insiste que o controle de abertura de escolas deve ser rígido, pois, diz, "a continuar essa liberação desordenada,
a banalização da profissão médica será inevitável. E reforça: "O que não se pode permitir é o desabamento de uma estrutura
do ensino superior brasileiro, com a criação de cursos de Medicina sem mínimos recursos, sem hospital na região, sem corpo
docente, sem bisturi". Ele entende ainda a necessidade de recuperar as escolas deficientes e a suspensão de vestibulares e
matrículas novas nas comprovadamente irrecuperáveis. A publicação também traz os conceitos do Enade 2007 e do IDD, que retrata
um quadro preocupante da formação médica no País.