24/07/2015

O médico peruano, a professora e a comunidade

Texto do jornalista Aroldo Murá destaca homenagem que será prestada nesta sexta (24) ao Dr. Guido e sua mulher. Em outubro ele também recebe do Conselho o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar

No final da tarde deste dia 24 de julho, o médico de origem peruana Guido Alfredo Villavicencio Pérez (CRM-PR 2.234) e sua esposa Nerci Terezinha Martins Villavicencio recebem o título de cidadania honorária concedida pela Câmara Municipal de Missal, ato que premia o casal pela meia dúzia de anos (1968 a 1973) que se dedicou, sem reservas, ao pequeno distrito. Nascido em Cuzco em 16 de agosto de 1940, Guido chegou a Curitiba em fins de 1959, através de um programa de intercâmbio cultural, para cursar medicina na Universidade Federal do Paraná.

Após formado ficou algum tempo no Sudoeste, quando soube que a comunidade de Missal, “que tinha um povo muito bom”, precisava de um médico. Jovem, casado com a guarapuavana Nerci Terezinha Martins, viajou de Jeep a Missal. Entre Medianeira a Missal, atolou no meio do caminho, na estrada lamacenta, intransitável em dias de chuva. Resgatado, hospedou-se no Hotel Brod, que ao mesmo tempo era bar, churrascaria e rodoviária de Missal.

TUDO POR FAZER

Não seria a falta de água encanada nem de energia elétrica no pequeno distrito que tiraria o ânimo e a esperança do casal em fazer, em Missal, a base do seu futuro. Com, talvez, 500 habitantes na área urbana e uns 10 mil na área rural, Missal mal tinha nascido quatro anos antes. Não havia hospital, a igreja e a escola eram edificações simples, próprias de uma colônia recém construída.

Guido construiu o primeiro hospital e passou a atender os cidadãos em todas as suas necessidades, de simples consultas a cirurgias de emergência. E a esposa Nerci, pedagoga e professora do Estado, envolveu-se na educação e liderou a comunidade na busca da construção do novo colégio.

HOSPITAL, COLÉGIO, IGREJA

clique para ampliar>clique para ampliarIgreja Matriz de Missal. (Foto: Divulgação)

Ao longo de seis anos que ficaram em Missal, Guido e Nerci participaram ativamente da comunidade, não apenas profissionalmente, mas envolvendo-se na concretização dos sonhos do distrito, como a construção de um colégio e da nova igreja. Para isso, Guido e três cidadãos de Missal foram até Jacarezinho onde foram recebidos pelo bispo Dom Armando Círio, a quem pediram apoio para o empreendimento. O bispo, compreendendo a boa intenção do grupo, consentiu em ceder o terreno para o hospital, a igreja e o colégio.

O governo do Estado assumiu a construção do colégio estadual e a comunidade a construção da igreja. Para levantar fundos para as obras da igreja, Nerci liderava festas, sempre com o apoio de Guido, inclusive financeiro. Foi professora, diretora do colégio estadual e, pouco antes de mudar-se para Curitiba, vereadora.

SEMPRE VOLUNTÁRIOS

A contribuição do casal para a comunidade sempre foi voluntária, dentro da visão de participação no seu desenvolvimento. Hoje, às vésperas de ser homenageado, Guido afirma: “Minha plataforma inicial de vida começou em Missal, que foi meu lar e da minha família por vários anos. Temos por Missal um carinho muito especial e volta e meia retornamos à cidade para rever os amigos. Nossa vida tem muita coisa relacionada com Missal”.

De volta a Curitiba, Guido fez especialização em radiologia na UFPR, na Unicamp e, depois, na Europa. É proprietário do Centro Paranaense de Diagnóstico Ecográfico, administrado com a ajuda da esposa. Ambos não se cansam de citar os bons momentos vividos em Missal, apesar de verem quase tudo por fazer: “Quando se é novo nada é obstáculo”, frisa.

HOMENAGEM DO CONSELHO

O texto acima é de autoria do jornalista e professor Aroldo Murá e foi publicado em seu blog e no jornal Indústria & Comércio nesta sexta, dia 24. O Conselho reproduz o conteúdo e complementa que o Dr. Guido será um dos homenageados deste ano do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhe confere o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar. Ele se formou em 1965 pela UFPR. No próximo dia 16 de agosto ele festeja seu 75º aniversário.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios