06/11/2013

Número de mamografias aumentou 45% no Outubro Rosa

O câncer de mama é o que mais mata no Brasil, mas quando detectado na etapa inicial a chance de cura é de 95%

A Secretaria Municipal da Saúde registrou aumento de 45% no número de mamografias realizadas em outubro, em relação ao mês anterior. Foram 10.365 exames em outubro e 7.152 em setembro.

De acordo com Wagner Dias, coordenador do programa Mãe Curitibana e da Rede Cegonha, o aumento se deve à campanha de conscientização realizada na capital devido ao Outubro Rosa. O Conselho de Medicina, assim como outras instituições de saúde, apoiam a campanha todos os anos. “As mulheres se conscientizaram da importância da realização deste exame, que é fundamental para a prevenção do câncer de mama. Muitas deixam de fazer por medo do resultado, mas com o trabalho de conscientização realizado nas unidades de saúde conseguimos superar a nossa meta”, disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais mata no Brasil, mas quando detectado na etapa inicial a chance de cura é de 95%. “Com a mamografia conseguimos detectar nódulos ou áreas com calcificações suspeitas no início e através da biópsia confirmarmos se é maligno e iniciarmos o tratamento imediatamente”, ressalta Dias.

Prevenção

clique para ampliar>clique
            para ampliarA Secretaria Municipal da Saúde registrou aumento de 45% no número de mamografias realizadas em outubro se comparado ao mês anterior. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Quem tem 50 anos ou mais nem precisa de pedido do médico especialista, um mastologista, para fazer o exame. As equipes de enfermagem das 109 unidades de saúde solicitam o exame, que mostra se na mama há deformações sugestivas de anomalias.

Desde que a descoberta do câncer seja precoce, é feita a cirurgia para tirar o tumor, sem necessidade de retirada completa da mama. E mesmo que esta intervenção seja necessária, há o recurso da plástica para reconstrução da mama, que hoje também é realizado pelo Sistema Único de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Curitiba com informações do CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios